Texto Narrativo: Você sabe o que é e como é usado ?

Texto Narrativo

Texto Narrativo: É aquele em que é passado as ações dos presentes na história em determinado espaço e tempo. Confira o conteúdo completo.

Bom, antes de mais nada, de começarmos o nosso conteúdo, você sabe realmente o que é texto narrativo ?Texto narrativo é um texto que conta uma história por meio de uma sequência de fatos. O narrador conta a sequência de eventos e apresenta o conteúdo principal da narração. A estrutura básica do texto narrativo é composta de introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, tem início, meio e fim.

Em toda a estrutura narrativa, os principais elementos da narrativa são: espaço, tempo, personagens, enredo e narrador. Os textos narrativos são geralmente escritos em prosa, com destaque nos seguintes gêneros: romance, romance, conto, crônicas e fábulas.

Elementos da Narrativa

Os principais elementos da narração são espaço, tempo, enredo, personagens e narrador. Esses elementos são essenciais para formar uma narrativa interessante e coerente.

Espaço: é aqui que a narrativa ocorre. As ações podem ser realizadas no espaço físico, espaço social ou espaço mental.

Tempo: Tempo refere-se à duração da atividade narrativa e ao desenrolar dos fatos na história. Quando se trata de eventos marcados por horas, dias e anos, pode ser arranjado em ordem cronológica, quando se trata da memória e da experiência de um personagem, pode ser arranjado de forma psicológica.

Enredo: Este é o enredo onde a ação ocorre. O gráfico é formado pelos eventos do personagem em um determinado tempo e espaço.

Personagens: Os personagens principais indispensáveis ​​na trama. Podem ser os protagonistas que desejam, tentam e alcançam conquistas, ou podem ser os adversários que dificultam, impedem e impedem que algo aconteça. Quando o papel secundário auxilia o papel primário nas ações secundárias ou outros aspectos para ajudar a caracterizar o espaço social, o papel secundário desempenha um papel secundário e pode fornecer suporte.

Narrador: um narrador é uma pessoa que conta uma história. Existem três tipos de narradores: narrador observador, narrador de papéis e narrador onisciente.

Tipos de Narrador

• Narração do observador – O observador narra os fatos na terceira pessoa e mantém uma narrativa justa e objetiva. Ele conhece os fatos, mas não participa da ação, por isso conta a história sem participar diretamente. Embora conhecesse essas ações, o comentarista observador não conhecia a história interna do personagem.

• Narrador do personagem – o narrador do personagem conta a história em primeira pessoa a partir da perspectiva do personagem, transmite suas emoções e torna a narrativa mais subjetiva. Este tipo de narrador tem conhecimento limitado de outros personagens e de toda a trama. Ele só conhece os pensamentos e ações em que também está envolvido.

• Narradores oniscientes – E por último temos os narradores oniscientes que são aqueles que usam narração em terceira e primeira pessoa. Neste caso podemos dizer que há momentos na narrativa em que a voz do narrador se confunde com a voz do personagem, pois esse tipo de narrador entende o personagem e o enredo nos mínimos detalhes.

Discursos Narrativos

Bom, agora que você já conheceu um pouco mais sobre o texto narrativo, como os elementos que este texto tem, agora devamos falar os tipos de discurso. O discurso desta modalidade é a forma como a voz do personagem aparece na voz do narrador. Dependendo do uso das palavras, a narrativa pode ser mais dinâmica ou estática, mais natural ou forçada, mais interessante ou enfadonha e mais objetiva ou subjetiva.

Você deve saber que o texto narrativo possui 3 tipos de discurso:

O primeiro é o que conhecemos como Palavras de conversa direta, onde este é aquele tipo que podem mencionar precisamente o personagem sem o envolvimento do narrador.

O segundo tipo é o Fala indireta – Neste tipo de texto temos o narrador fazendo uso das suas próprias palavras para copiar a fala dos personagens.

E por último temos o Fala indireta livre – Pode-se dizer que é uma mistura de fala direta e fala indireta, portanto, o evento será inserido na voz do narrador e na fala direta do personagem ao mesmo tempo.

Estrutura

E vamos a mais um ponto do nosso texto narrativo. Para qualquer tipo de prova, seja ela do Enem ou Vestibular, você deve se atentar que a estrutura do texto narrativo consiste em três grandes partes, sendo ela:

1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão

Introdução

Também chamada de apresentação, tem como objetivo apresentar os fatos desta parte do artigo para desenvolver seu desenvolvimento no futuro. Na introdução, são apresentados o contexto, espaço, tempo, personagens, enredo e narrador para que os leitores possam saber quem, quando e onde os fatos aconteceram.

Desenvolvimento

Durante o desenvolvimento, haverá conflitos que perturbam o equilíbrio introduzido na introdução e mudam a situação inicial. Esta parte da narrativa revela ao leitor o problema, o conteúdo da história e como aconteceu. No desenvolvimento, ainda há um momento em que a história pode ser revelada e revelada, o que permitirá ao leitor não parar de ler antes de descobrir os resultados. Este momento é chamado de clímax.

Conclusão

Também chamado de resultado, na conclusão o leitor pode entender o que aconteceu com o personagem e entender a mensagem veiculada pela narrativa. Nessa parte da narrativa, a conexão entre os diferentes eventos é esclarecida, ou seja, a conclusão é a parte de resolução de conflitos deste artigo.

Bom, então agora vamos recapitular! Passamos já pelos principais elementos da narrativa, passamos pelos tipos de discurso e passamos pela forma como ele é estruturado, portanto a parte de conteúdo teórico você está por dentro de tudo, mas não poderia faltar também as nossas dicas não é mesmo ? Então vamos lá.

Dicas para produzir seu Texto Narrativo.

Um bom texto narrativo requer atenção especial à estrutura e aos detalhes característicos de todos os aspectos. Confira algumas dicas para ajudá-lo a escrever uma narração.

• Ler romances, contos e textos em forma de crônicas, tendo a narrativa como foco principal, pois a leitura pode melhorar a escrita;
• Leia jornais e revistas, e observe sempre as características do texto narrativo para compreender a estrutura utilizada;
• Preste atenção na redação e estabeleça uma estrutura completa incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão;
• Introduzir personagens, tempo, espaço e tempo na introdução para que os leitores possam entender toda a história;
• Preste atenção aos detalhes dos resultados do texto para completar todo o enredo, pois a falta de detalhes prejudicará a compreensão do leitor;
• Pratique a redação de textos narrativos, pois a prática é uma forma de melhorar continuamente sua redação.

Quer ver mais conteúdos ? Acesse agora mesmo nosso Blog. Um grande abraço e bons estudos.