Texto Argumentativo: Entenda tudo sobre este gênero discursivo

Texto Argumentativo

Texto Argumentativo: Você sabe o que é o texto argumentativo ? Confira em nossa postagem tudo sobre o tema e se de bem nas provas

Antes de mais nada, devemos começar nos perguntando o que é um texto argumentativo ? O texto argumentativo é um tipo de discurso muito comum em vestibulares, como Unicamp e também nas provas do Enem. Em suma, este é o produto do autor defendendo suas opiniões por meio de argumentos. Na situação específica do exame nacional do ensino médio, também é necessário fazer sugestões para propor soluções aos problemas levantados na argumentação pertinente.

Principais Características

Um texto argumentativo – ou apenas texto dissertativo – é um tipo de texto que discute questões relacionadas socialmente. No caso específico do Enem, questões relacionadas ao Brasil e seus principais temas tendem a ser tema de redações.

Além disso, este texto é considerado de estrutura bastante rígida, dividido em três partes básicas: introdução, argumentação e conclusão. Agora vamos te mostrar como funciona.

Montando a Estrutura

1. Introdução

No início do artigo, é necessário que o autor descubra quais são os temas envolvidos no texto, além dos argumentos ou pontos de vista a serem demonstrados.

2. Argumentação

O parágrafo do meio da tese deve ser usado para defender a tese por meio de argumentação. É importante lembrar que um argumento é uma estrutura textual, e o ponto de vista do autor pode ser confirmado por meio da análise de evidências ou princípios básicos.

3. Conclusão

O final do texto de argumentação da tese pode ser produzido de duas formas, seja como uma síntese ou como uma solução sugerida. Depois de passar por uma conclusão abrangente, o autor repetiu brevemente o argumento e chegou a uma conclusão que ilustra a autenticidade do artigo. No caso de uma solução proposta, é necessário restaurar a questão discutida na argumentação e propor intervenções para eliminar ou reduzir a questão.

É importante lembrar que a solução proposta deve ser detalhada, explicando o agente (a pessoa que irá conduzir a solução), a ação (as medidas que irão resolver o problema), os meios (a intervenção que irá promover a intervenção) e o objetivo (as medidas a serem tomadas em resposta à recomendação).

E agora que você já conheceu o funcionando, que tal aprender como fazer um texto. Continue com a gente

Como fazer um Texto Argumentativo.

Para produzir um bom texto demonstrativo, conforme mencionado acima, é necessário estar atento aos requisitos de cada parte do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, é importante lembrar:

Use padrões portugueses;
Argumento baseado em conhecimentos em diferentes áreas;
Dominar a coesão e coerência da linguagem;
Respeitar os direitos humanos consagrados na “Declaração Universal” elaborada pelas Nações Unidas.

E que tal irmos a prática e conferir um exemplo deste tipo de texto.

Exemplo Texto Argumentativo Dissertativo

O texto que mostraremos para vocês como exemplo abaixo, foi produzido pela estudante Rylla da cidade de Ipanguaçu/RN na edição de 2018 do Enem, onde seu texto argumentativo dissertativo alcançou a nota máxima.

“A obra musical “Admirável Chip Novo”, da cantora Pitty, retrata a manipulação das ações humanas em razão do uso das tecnologias, que findam por influenciar o comportamento dos indivíduos. Não obstante, tal questão transcende a arte e mostra-se presente na realidade brasileira através da filtragem de dados na internet e sua utilização como ferramenta de determinação de atitudes, consequência direta do interesse do mercado globalizado e da vulnerabilidade dos usuários. Assim, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Convém ressaltar, a princípio, o estabelecimento do comércio virtual e sua contribuição para a continuidade da problemática. Quanto a esse fator, é válido considerar a alta capacidade publicitária da web, bem como sua consolidação enquanto espaço mercantil – possibilitador de compra e venda de produtos. Sob esse aspecto, o célebre geógrafo, Milton Santos, afirma a existência de relação entre o desenvolvimento técnico-científico e as demandas da globalização, justificando, assim, a constante oferta de conteúdos culturais e comerciais que podem ser adquiridos pelos usuários, de modo a fortalecer o mercado mundial e o capitalismo.

Paralelo a isso, a imperícia social vinculada ao déficit em letramento digital fomenta a perpetuação do impasse. Nesse viés, as instituições educacionais ainda não são eficazes na educação tecnológica, por não contarem com estrutura profissional e material voltado ao tema. Ademais, a formação de indivíduos vulneráveis possibilita a ação do mecanismo que pode transformar comportamentos, tornando-os passíveis de alienação. Essa conjuntura contraria o Estado proposto pelo filósofo John Locke – assegurador de liberdade -, gerando falsa sensação de autonomia e expondo internautas a um ambiente não transparente, em que decisões são previamente programadas por outrem.

Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave abordado. Posto isso, concerne ao Estado, mediante os Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, a criação de um plano educacional que vise a elucidar a população quanto aos riscos da navegação na rede e à necessidade de adaptação aos novos instrumentos digitais. Tal projeto deve ser instrumentalizado na oferta de aparelhos tecnológicos às escolas, para a promoção de palestras e aulas práticas sobre o uso da tecnologia, mediadas por técnicos e professores da área, objetivando a qualificação dos usuários e a prevenção de casos de manipulação de atitudes. Dessa maneira, o Brasil poderá garantir a liberdade de seus cidadãos e o Estado lockeano poderá ser consolidado.”

Rylla Lídice Varela de Melo, 19 anos, de Ipanguaçu/RN

Bom, agora que você já entendeu mais sobre o texto argumentativo, o que recomendamos é a praticar, praticar e praticar, poisnão só nesta matéria, como em todas as outras, o importante sempre depois de um conhecimento teórico, é fixar seu conhecimento, seja ela com questões ou na produção de textos.

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