Funções da Linguagem e suas formas de utilização. Aprenda já!

Funções da Linguagem

Existem seis funções da linguagem, função emotiva, função referencial, função conativa, função metalinguística, função poética e função fática.

Curso Enem Grátis

O tema Funções da Linguagem é um assunto muito visto e presente na vida de todos os estudantes que estão cursando escolas em nosso país e também aqueles que estão prestando provas de Enem e Vestibulares.

Sabe também que o assunto é uma dificuldade para muitos estudantes, e por este motivo decidir montar este texto para vocês com intuito de facilitar e mostrar que este pode ser mais fácil do que se parece. Então vamos lá!

Pode-se dizer que a linguagem é a expressão do pensamento em palavras na forma oral, escrita e linguagem de sinais.  As funções da linguagem estão dividas em seis tipos, e são elas:

Classificação das Funções da Linguagem

  • Função emotiva (expressiva)
  • Função denotativa (referencial ou informativa)
  • Função conativa (apelativa)
  • Função metalinguística
  • Função poética
  • Função fática

Vale ressaltar que cada uma dessas classificações tem um papel fundamental frente a elementos que estão presentes em nossa comunicação, e determinam qual o ponto a que se quer chegar dos atos comunicativos.

Seis tipos de Funções da Linguagem

Como citamos acima, as funções da linguagem são segmentadas em seis tipos que iremos esclarece-las citando exemplo para vocês. Confira:

1. Função emotiva (expressiva)

Caracterizada pela subjetividade com o objetivo de emocionar. É centrada no emissor, ou seja, quem envia a mensagem. A mensagem não precisa ser clara ou de fácil entendimento.

Exemplo: Nós te amamos!

2. Função denotativa (referencial ou informativa)

Possui a finalidade de informar, notificar, anunciar, indicar, referenciar. A informação é objetiva sobre a realidade, um bom exemplo de função denotativa são as notícias.

Exemplo: “De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres.”

3. Função conativa (apelativa)

Procura convencer o leitor, dar conselhos ou ordens. A função conativa está em livros didáticos, manuais, livros de autoajuda e textos publicitário.

Exemplo: Você não pode perder o desconto dessa semana!

4. Função metalinguística

Usa a mesma linguagem para explicar a mesma mensagem. Explica um código usando o próprio código.

Exemplo: Uma poesia que fale sobre poesia.

5. Função poética

Muitos confundem com a função emotiva. A emotiva tem como objetivo emocionar o leitor. Já a função poética se importa mais com a mensagem em si e a forma de como ela será transmitida. As palavras são usadas no sentido figurado.

6. Função fática

Interação entre emissor e receptor. Essa é a linguagem que mais usamos no dia a dia.

Exemplo: Telefonemas, cumprimentos, saudações.
Agora que você já pode conhecer um mais mais sobre as funções da linguagem, deixaremos um diagrama para facilitar ainda mais seu entendimento.

Diagrama.

Diagrama Funções da Linguagem

Caso tenha ficado qualquer dúvida, só nos chamar!