Reforma trabalhista e Mercado de trabalho. Entenda tudo sobre o assunto

Reforma Trabalhista

Reforma trabalhista: Podemos dizer que recentemente tivemos esta mudança que afetou o mercado de trabalho. Mas você sabe o que mudou ?

A reforma trabalhista entrou em vigor em 11 de novembro de 2017, e o projeto de lei foi promulgado pelo presidente Temer em julho. E você parou para pensar como a reforma afeta o mercado de trabalho ? Então prepare que são essas informações que iremos trazer para vocês.

O mercado de trabalho é usado para explicar o conceito de demanda e oferta de atividades remuneradas que as pessoas oferecem aos setores público e privado.

Reforma trabalhista e Mercado de trabalho no Brasil

O mercado de trabalho acompanha de perto o crescimento econômico, e a taxa de desemprego atinge apenas 4% da taxa de desemprego.

As ocupações mais básicas, conhecimentos básicos de inglês e computadores exigem cada vez mais o ensino médio. Devido à desigualdade social no país, esses requisitos podem não ser atendidos durante a vida escolar.

É melhor se concentrar no estudo, desenvolver bons cursos, acumular experiência de trabalho voluntário e se preparar para entrevistas.

Portanto, é necessário abandonar o conceito de trabalho infantil e lembrar que as crianças que não estudaram na infância serão adultos e é difícil encontrar um bom emprego.

A taxa de desemprego vem aumentando desde 2016, o que só aumentará a concorrência para quem quer se mudar ou entrar no mercado de trabalho.

Para evitar o desemprego, muitas pessoas aceitam trabalhos informais ou temporários.

Reforma trabalhista e Mercado de trabalho na atualidade

A competição no mercado de trabalho nunca foi tão acirrada. Uma economia de mercado globalizada significa que as empresas podem contratar funcionários em todos os cantos do planeta. À medida que o trabalho remoto cresce, essa tendência tende apenas a aumentar.

Da mesma forma, os empregos oferecidos pelo mercado de trabalho exigem cada vez mais tempo de aprendizagem, autonomia e conhecimentos de informática.

Dessa forma, nem sempre os que se julgam exercendo uma atividade econômica possuem formação suficiente para ingressar no mercado de trabalho.

O que é esperado do trabalhador

De acordo com uma consultoria brasileira, as principais tendências para a melhoria dos trabalhadores nos próximos anos serão:

Habilidades de negociação
Executar planos e projetos estratégicos
Assuma o controle da equipe tradicional de sucesso
Proficiência na língua Inglesa

Mercado de Trabalho para Mulheres

Embora as mulheres tenham grande participação no mercado de trabalho, ainda existem alguns problemas, como salários mais baixos que os dos homens e jornada dupla de trabalho.

Mesmo que ela recebesse o mesmo treinamento e ocupasse os mesmos cargos que os homens, a renda das mulheres diminuiria. Além disso, em casa, você passa mais tempo com as tarefas domésticas do que os homens.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apenas 46% das mulheres em idade produtiva procuram emprego em todo o mundo. Na mesma faixa etária, os homens representavam 76%.

Nos países desenvolvidos, as mulheres respondem por 51,6% dos empregos, enquanto os homens respondem por 68%. No Brasil, a diferença é de 22 pontos percentuais, o que agrava a disparidade salarial.

Mercado de Trabalho para Jovens

Para os jovens da chamada geração Y ou millennial, nascidos após 1995, o mercado de trabalho pode ser um desafio complexo.

Os millennials são caracterizados por sua proficiência nas tecnologias mais recentes, redes sociais e até mesmo em programação. Eles têm boa proficiência em inglês e segundo idioma, concluíram estudos de pós-graduação e podem viajar para o exterior desde que tenham essa habilidade.

Por outro lado, têm dificuldade em aceitar a hierarquia e, devido à sua hierarquia, querem partir imediatamente da posição de comando. É improvável que sejam leais à empresa e preferem começar seu próprio negócio a procurar empregos tradicionais.

Em geral, os millennials em países subdesenvolvidos, especialmente o Brasil, estão sempre em conflito com o recebimento de educação formal.

Tendências de Profissões

Sabemos que o momento que estamos passando de pandemia em decorrência do Covid-19, muitas empresas estão passando por dificuldade e acabam nem fazendo contratações, mas embora seja apenas uma estimativa, as seguintes ocupações estão em ascensão e terão maior demanda nos próximos anos:

  • Marketing digital
  • Estatísticas
  • Analista de informações
  • Biotecnologia e Nanotecnologia
  • Economia Industrial Agrícola
  • Administração de Empresas
  • Comércio exterior
  • Turismo
  • Médicos
  • O design foca na inovação

A Reforma trabalhista e a sua relação com o mercado de trabalho é um tema que certamente será cobrado em sua prova, principalmente pelo fato de termos tido muito desemprego este ano em decorrência da pandemia. Portanto reveja este conteúdo e busque também informações adicionais para se manter cada vez mais atualizado. 

Quer ver também outros conteúdos que podem ser úteis para sua prova de Enem e Vestibular ? Então corre lá no nosso blog e confira mais uma série de conteúdos. 

Ah, não se esqueça também de conferir nosso canal do Youtube, pois trazemos conteúdos em vídeo pra vocês também.