Química Enem e Vestibular: Descubra a importância para as provas.

Química Enem e Vestibular

Química Enem e Vestibular costuma cobrar um conteúdo bem diversificado, e assim como em outras matérias é de suma importância observar o cotidiano.

A Química Enem e Vestibular da forma como é cobrada atualmente, acaba sendo a dificuldade de muitos alunos que enfrentando constantemente provas em todo nosso país, e sabendo disso, estamos aqui para auxiliá-los e minimizar um pouco essas dificuldades.

Primeiramente gostaríamos de reforçar que o aluno deve sempre estudar relacionando o conteúdo com situações cotidianas, ou seja, contextualizar as questões, pois é desta maneira que as questões geralmente são cobradas no Enem. Já para aqueles alunos que vão prestar provas de Vestibulares, o conteúdo devem ser um pouco mais aprofundado.

Pode não ser segredo para ninguém, mas através de uma análise nossa equipe identificou os conteúdos que mais caem em comum nos dois certamos. E porque não facilitar e já trazer para vocês, não é mesmo ? Então vamos lá!

Confira alguns temas que tem caído frequentemente:

Ligações químicas

Aqui o foco é a criação das moléculas pela união dos átomos e a formação básica dos compostos. O Enem já cobrou 8 questões sobre ligações químicas. As questões trataram em sua maioria princípio de solubilidade aos sabões e detergentes, forças intermoleculares, geometria molecular, polaridade de moléculas e no princípio de solubilidade.

Cálculo estequiométrico e concentração de soluções

O Enem já cobrou 6 perguntas sobre mol, massa molar, quantidade de matéria e cálculo estequiométrico (combinação e reação de agentes).

Química ambiental

As questões de química ambiental dos últimos anos foi mais relacionadas à química verde, poluição atmosférica, fermentação de celulose, lixo (reduzir, reutilizar e reciclar), CFC e camada de ozônio.

Eletroquímica

Em eletroquímica, que estuda a transformação de energia química em energia elétrica, tem caído 6 perguntas nos últimos anos. O ideal é ter em mente os conceitos fundamentais da eletroquímica e termoquímica, pois o conteúdo está relacionado.

Compostos inorgânicos

Com 4 questões nas últimas provas, tem sido o foco das questões reação de neutralização e dupla-troca. Nos compostos inorgânicos os alunos vão estudar sais, óxidos, ácidos e bases. É importante ficar atento também ao processo de separação de misturas, isomeria e funções orgânicas.

Lembre-se: resolva muitos exercícios para você entender bem o conceito, nada de decorar. 

Matricule-se e faça a melhor preparação por apenas R$ 4,90 Assine Já!