Química Enem e Vestibular: Descubra o que estudar para as provas

Química Enem e Vestibular

Química Enem e Vestibular: Confira aqui os assuntos mais cobrados nas provas e garanta a melhor preparação para está matéria.

As questões de química Enem são semelhantes aos demais vestibulares e para se sair bem na prova de química é preciso resolver exercícios para entender todos os conceitos.

Aprender a focar no que é realmente importante na hora de estudar para o Enem é a forma mais inteligente para não perder tempo com o excesso de informações. Dessa forma, é preciso estar atento às cobranças do Enem e priorizar o que for necessário para cada disciplina.

Em relação às questões de Química, por exemplo, estas ocupam 36,3% da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, logo a disciplina de Química é a mais cobrada.

O que você precisa saber para direcionar os seus estudos de química: Saiba que a química orgânica é mais expressiva na prova do que a química inorgânica!

Confira abaixo o resultado da pesquisa em relação aos assuntos mais cobrados em química na prova do ENEM:

Assunto que mais caem

1 Compostos orgânicos

• Fermentação
• Reações e funções orgânicas
• Hidrocarbonetos e a sua estrutura
• Polímeros

2 Relações entre química e energia

• Oxirredução
• Radioatividade
• Pilhas

Como sabemos, o Enem estabelece uma relação entre os conceitos presentes em cada disciplina e sua aplicabilidade no cotidiano. Assim, é importante saber que as questões cobradas são elaboradas considerando a atuação das mesmas em aspectos atuais:

• Na química orgânica: os polímeros tendem a ser cobrados através dos aspectos ecológicos, de energia química e assuntos sobre desenvolvimento sustentável.
• Água: questões sobre ácido e base, solubilidade, sobre condução elétrica, relação da água com a vida vegetal e animal.

Tendo em vista o que é mais cobrado na disciplina de química, vale, portanto investir nesses assuntos como prioridade na hora de se preparar para o Enem. Faça isso para não gastar muito tempo com assuntos mais secundários e estudar de forma mais canalizada e eficaz!

Agora que você já sabe os assuntos mais cobradas, vamos ver algumas questões relacionados a eles e ver como estão seus estudos.

Exercícios Química Enem e Vestibular

1. (FCM PB/2017)

A Química Orgânica estuda os compostos que possuem carbono. Atualmente aproximadamente dez milhões são os compostos existentes, mas cerca de nove milhões são de compostos orgânicos. Uma molécula orgânica complexa pode se quebrar, pois seus átomos adquirirem novas disposições, por um grande número de processos. Há também outros métodos para adicionarem a essa molécula mais átomos ou substituir seus átomos por outros átomos. A Química Orgânica resume-se em identificar essas reações, como elas se realizam e as suas possíveis aplicações na síntese de compostos. Observe as reações abaixo e as classifique-as:

Questão Composto Orgânico - Química Enem e Vestibular

a) I. Eliminação; II. Substituição; III. Adição
b) I. Eliminação; II. Adição; III. Substituição
c) I. Adição; II. Eliminação; III. Substituição
d) I. Adição; II. Substituição; III. Eliminação
e) I. Substituição; II. Adição; III. Eliminação

2. (Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2017)

As vitaminas são compostos orgânicos que atuam como micronutrientes essenciais para a dieta humana. Atualmente são reconhecidas treze vitaminas sendo nove hidrossolúveis e quatro lipossolúveis. As estruturas moleculares de quatro dessas vitaminas estão representadas abaixo.

Questão 2 - Compostos Orgânicos - Química Enem e Vestibular

a) nenhuma vitamina.
b) apenas 1 vitamina.
c) apenas 2 vitaminas.
d) apenas 3 vitaminas.

3. (FPS PE/2017)

Relacione os compostos orgânicos da primeira coluna às propriedades listadas na segunda:

1) Tolueno
2) Ácido acético
3) 2-bromo-butano
4) 2-buteno
5) Dicicloexilamina

( ) Muito solúvel em água
( ) Isomeria cis-trans
( ) Base de Lewis
( ) Aromaticidade
( ) Isomeria óptica

A sequência de números que preenche corretamente a segunda coluna, de cima para baixo, é:

a) 3, 1, 4, 2, 5.
b) 2, 3, 1, 5, 4.
c) 2, 4, 5, 1, 3.
d) 3, 4, 5, 1, 2.
e) 1, 4, 5, 2, 3.

4. (UECE/2017)

Nos compostos orgânicos, os átomos de carbono se ligam entre si ou com outros átomos e formam as cadeias carbônicas, que podem ser: abertas, fechadas ou mistas; normais ou ramificadas; saturadas ou insaturadas; homogêneas ou heterogêneas. O composto 3,7-dimetil-2,6-octadienal, conhecido como citral, usado na indústria alimentícia e para fortalecer o óleo de limão, possui a seguinte fórmula molecular: C9H15COH.

A classificação correta da sua cadeia carbônica é

a) aberta, saturada, homogênea e ramificada.
b) aberta, insaturada, heterogênea e ramificada.
c) mista, saturada, heterogênea e normal.
d) aberta, insaturada, homogênea e ramificada.

5. (FCM-MG)

A compreensão das propriedades de interação das radiações com a matéria é importante para: operar os equipamentos de detecção, conhecer e controlar os riscos biológicos sujeitos à radiação, além de possibilitar a interpretação correta dos resultados dos radioensaios.

I. As partículas gama possuem alto poder de penetração, podendo causar danos irreparáveis ao ser humano.
II. As partículas alfa são leves, com carga elétrica negativa e massa desprezível.
III. As partículas gama são radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios X, não possuem carga elétrica nem massa.
IV. As partículas alfa são partículas pesadas de carga elétrica positiva que, ao incidirem sobre o corpo humano, geralmente causam queimaduras de 3° grau.
V. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa.

Das afirmações feitas em relação às partículas radioativas, estão CORRETAS:

a) apenas I e V.
b) apenas I, II e V.
c) apenas I, III, e V.
d) apenas II, III e IV.

Gabarito

1. Letra d
2. Letra c
3. Letra c
4. Letra d
5. Letra c


A Química Enem e Vestibular da forma como é cobrada atualmente, acaba sendo a dificuldade de muitos alunos que enfrentando constantemente provas em todo nosso país, e sabendo disso, estamos aqui para auxiliá-los e minimizar um pouco essas dificuldades.

Primeiramente gostaríamos de reforçar que o aluno deve sempre estudar relacionando o conteúdo com situações cotidianas, ou seja, contextualizar as questões, pois é desta maneira que as questões geralmente são cobradas no Enem. Já para aqueles alunos que vão prestar provas de Vestibulares, o conteúdo devem ser um pouco mais aprofundado.

Pode não ser segredo para ninguém, mas através de uma análise nossa equipe identificou os conteúdos que mais caem em comum nos dois certamos. E porque não facilitar e já trazer para vocês, não é mesmo ? Então vamos lá!

Confira alguns temas que tem caído frequentemente:

Ligações químicas

Aqui o foco é a criação das moléculas pela união dos átomos e a formação básica dos compostos. O Enem já cobrou 8 questões sobre ligações químicas. As questões trataram em sua maioria princípio de solubilidade aos sabões e detergentes, forças intermoleculares, geometria molecular, polaridade de moléculas e no princípio de solubilidade.

Cálculo estequiométrico e concentração de soluções

O Enem já cobrou 6 perguntas sobre mol, massa molar, quantidade de matéria e cálculo estequiométrico (combinação e reação de agentes).

Química ambiental

As questões de química ambiental dos últimos anos foi mais relacionadas à química verde, poluição atmosférica, fermentação de celulose, lixo (reduzir, reutilizar e reciclar), CFC e camada de ozônio.

Eletroquímica

Em eletroquímica, que estuda a transformação de energia química em energia elétrica, tem caído 6 perguntas nos últimos anos. O ideal é ter em mente os conceitos fundamentais da eletroquímica e termoquímica, pois o conteúdo está relacionado.

Compostos inorgânicos

Com 4 questões nas últimas provas, tem sido o foco das questões reação de neutralização e dupla-troca. Nos compostos inorgânicos os alunos vão estudar sais, óxidos, ácidos e bases. É importante ficar atento também ao processo de separação de misturas, isomeria e funções orgânicas.

Lembre-se: resolva muitos exercícios para você entender bem o conceito, nada de decorar. 

Matricule-se e faça a melhor preparação por apenas R$ 4,90 Assine Já!