Português Enem e Vestibular: A matéria mais importante para as provas.

Português Enem e Vestibular

Português Enem e Vestibular: Pode-se dizer que uma das matérias e se não for a matéria mais importante para as provas e para a vida.

Português Enem e Vestibular costuma ser relativamente tranquilo para o aluno que estudou. Assim como em todas as disciplinas do Enem, a interpretação de textos está presente tem papel fundamental na prova de Linguagens.

Você deve ficar atento nas figuras de linguagem, intertextualidade, conotação, denotação e ambiguidade. As questões sempre apresentam charges, tirinhas, propagandas, letras de músicas, além de textos literários e jornalísticos, por isso a interpretação de textos deve estar afiada.

Separamos alguns temas que mais tem caído nas provas, confira abaixo:

Comparação entre tipos de textos

O Enem tem cobrado uma comparação entre textos verbais e textos visuais. O aluno deve compreender, e encontrar um eixo nos modos textuais. Um exemplo foi uma questão que trazia o painel de Cândido Portinari, “Descobrimento do Brasil” e um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, sobre os primeiros colonizadores europeus na América portuguesa. Os candidatos tiveram que entender o que as duas formas de expressão tinham em comum.

Linguagem formal e informal

Em 2014, o Enem colocou 5 questões com relação a poemas, já em 2013 foram 4, e em 2012 foram 7. As crônicas foram de 3 questões em 2012 e 2014. Isso mostra que essas formas de linguagem tem um bom peso no Enem. E claro, não podemos esquecer que nos últimos anos houveram questões sobre notícias, cartazes do governo, cartas e até mesmo e-mail.

Classes de palavras

Indo para a gramática, é importante o aluno ter conhecimento das classes de palavras, por exemplo substantivo, artigo, adjetivo, conjunção, advérbio…

Sintaxe

Pontos importantes aqui são regencial verbal, concordância verbal, concordância nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, vocativo, sujeito e predicado. Estude bastante esses tópicos pois vai fazer grande diferença na hora da prova.

Modernismo

Indo um pouco para a literatura, os alunos devem estudar os autores modernistas: Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. E é claro que as perguntas vem em forma de aspectos sociais ou a influência no nosso dia a dia.

Não deixe que os poucos tópicos te enganem, pois dentro deles ainda estão uma série de conteúdos que podem te causar problemas na hora da prova. 

Como sempre gostamos de dizer e sempre reforçamos em tudo quando é informação nossa, a “receita de bolo” para os estudos, é realizar o estudo teórico acompanhado com um apanhado de exercícios. E o que acham de resolver alguns aqui conosco para testar seu Português para Enem e Vestibular. Vamos lá ?

Questões Português Enem e Vestibular

1. Assinale a frase cujas palavras sublinhadas sejam substantivo e pronome, respectivamente:

a) A lata de doce é dele.
b) A Inglaterra é um país muito bonito.
c) Fale sobre tudo o que lhe perguntar.
d) As pessoas estão inconformadas.
e) Os refugiados não queriam sair do alojamento.

2. A palavra ‘encarecidamente’ pertence à classe dos(as):

a) Substantivos
b) Verbos
c) Adjetivos
d) Advérbios
e) Artigos

3. (Enem)

O mundo é grande
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:

a) oposição
b) comparação
c) conclusão
d) alternância
e) finalidade

4. Leia o trecho de um texto publicado no livro Educação em língua materna:

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

(BORTONI, Ricardo, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.)

Com relação ao contexto discursivo e aos níveis de linguagem empregados, julgue qual das alternativas a seguir está correta:

a) Na terceira e última fala do “Gerente”, ocorre um desvio de nível de linguagem que impede a compreensão do enunciado por parte do “Cliente”.
b) Devido à diferença de níveis de linguagem no diálogo entre Gerente e Cliente, é possível dizer que o nível de formalidade entre os interlocutores é muito alto.
c) Mesmo sendo “Gerente” e “Cliente”, aparentemente, próximos/conhecidos, devemos sempre utilizar a linguagem culta com quaisquer interlocutores em sinal de respeito.
d) A flexão do verbo “dispor” (“Nós dispomos”) está incorreta e, dessa forma, podemos afirmar que a linguagem coloquial é predominante no trecho do livro de Ricardo Bortoni.
e) O “Gerente” adequou o nível de linguagem no decorrer do diálogo porque considerou o contexto discursivo e o nível de formalidade com seu “Cliente”.


5. (ENEM-2001) Murilo Mendes, em um de seus poemas, dialoga com a carta de Pero Vaz de Caminha:

“A terra é mui graciosa,
Tão fértil eu nunca vi.
A gente vai passear,
No chão espeta um caniço,
No dia seguinte nasce
Bengala de castão de oiro.
Tem goiabas, melancias,
Banana que nem chuchu.
Quanto aos bichos, tem-nos muito
De plumagens mui vistosas.
Tem macaco até demais
Diamantes tem à vontade
Esmeralda é para os trouxas.
Reforçai, Senhor, a arca,
Cruzados não faltarão,
Vossa perna encanareis,
Salvo o devido respeito.
Ficarei muito saudoso
Se for embora daqui”.

(MENDES, Murilo. Murilo Mendes – poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.)

→ Arcaísmos e termos coloquiais misturam-se nesse poema, criando um efeito de contraste, como ocorre em:

a) A terra é mui graciosa / Tem macaco até demais
b) Salvo o devido respeito / Reforçai, Senhor, a arca
c) A gente vai passear / Ficarei muito saudoso
d) De plumagens mui vistosas / Bengala de castão de oiro
e) No chão espeta um caniço / Diamantes tem à vontade


Gabarito Questões Português

1. letra A.
2. letra D.
3. letra A.
4. letra E.
5. letra A

Bom pessoal, essas são somente algumas maneiras que as questões podem vir cobrando na matéria de Português tanto no Enem quanto em Vestibular. Caso tenha dificuldade na matéria, ou em qualquer outra área, temos uma equipe a disposição para lhe ajudar. 

Prepare-se aqui no Exato Educacional por valores menor que sua mesada 😀  Assine Já!