Ponto de Fusão e Ebulição: E hoje decidimos trazer este tema da química que pode ser muito útil na hora da sua prova de Enem e Vestibular
Fala galera da Exato Educacional, viemos trazer mais uma dica para vocês, seguindo nosso cronograma semanal, e o tema de hoje é Ponto de Fusão e Ebulição. E antes de mais nada, devemos primeiramente saber qual o significado de cada um deles não é mesmo ? Então vamos lá!
De maneira bem clara e simples, o ponto de fusão e o ponto de ebulição indicam a temperatura na qual uma substância muda de estado sob uma determinada pressão.
E falando ai do ponto de fusão, a substância muda de sólida para líquida. O ponto de ebulição refere-se à mudança do estado líquido para o gasoso.
Por exemplo, quando a temperatura do gelo é igual a 0ºC, ele começa a se tornar água líquida. Portanto, o ponto de fusão da água é 0ºC (sob 1 atmosfera).
Para passar de líquido a vapor, a temperatura da água deve chegar a 100ºC. Portanto, o ponto de ebulição da água é 100ºC (menos de 1 atmosfera).
Bom, agora que você já entendeu um pouco mais, vamos falar detalhadamente de cada um deles pra vocês.
Ponto de Fusão
Quando uma substância sólida é aquecida, o grau de agitação de suas moléculas aumenta. Portanto, sua temperatura também sobe.
Quando uma determinada temperatura (ponto de fusão) é atingida, a agitação das moléculas quebra as ligações internas entre átomos e moléculas.
Nesse ponto, a substância começa a mudar de estado e, se continuar a receber calor, se tornará líquida.
Durante o processo de fusão, sua temperatura permanece constante, pois o calor recebido é utilizado apenas para mudanças de estado.
O calor por unidade de massa necessário para mudar a fase é chamado de calor latente de fusão (Lf), que é uma característica da matéria.
Ponto de fusão e mesa de calor latente
Na tabela abaixo, indicamos a temperatura do ponto de fusão e o calor latente de certas substâncias à pressão atmosférica.
Ponto de Ebulição
A ebulição é caracterizada por uma rápida transição do estado líquido para o gasoso e pela formação de vapor (bolhas) dentro do líquido.
Assim como a fusão, existe uma temperatura (ponto de ebulição) na qual uma determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.
Para isso, a substância deve ser aquecida. Durante toda a mudança de fase, a temperatura permanece constante.
O calor latente de vaporização (Lv) é a quantidade de calor por unidade de massa necessária para uma substância mudar de fase.
Interferência da pressão
Bom, e você sabe qual a influência da pressão sob o ponto de fusão e ebulição ? E é exatamente isto que iremos tratar neste tópico agora.
Pode-se dizer que a temperatura do ponto de fusão e do ponto de ebulição depende da pressão exercida sobre a substância.
Na maioria dos casos, e podemos dizer que isto torna-se uma regra, o volume da substância aumenta quando se funde. Esse fato faz com que quanto maior a pressão, maior a temperatura necessária para que a substância mude de fase.
Mas é claro que sempre pra uma regra ou afirmativa existe as suas exceções, incluindo a água por exemplo, que reduz seu volume quando derretida. Nesse caso, uma pressão maior diminuirá o ponto de fusão.
A diminuição da pressão faz com que o ponto de ebulição de uma determinada substância diminua, ou seja, a substância irá ferver a uma temperatura mais baixa.
Por exemplo, em locais acima do nível do mar, a temperatura de ebulição da água é inferior a 100ºC. Portanto, o tempo de cozimento nesses locais é muito mais longo do que em locais ao nível do mar.
Espero que tenham gostado da nossa dica pessoal, e para conferir mais texto, é só acessar nosso blog ou nosso canal do Youtube.