Matemática Enem e Vestibular: Chegou a hora de fazer contas.

Matemática Enem e Vestibular

Matemática Enem e Vestibular: Aprenda e veja dica do que mais tem caído nos últimos anos sobre a matéria que é temida por muitos.

Curso Enem Grátis

Matemática Enem e Vestibular, seja qual for a prova que você vai prestar, para a grande maioria ela sempre será a matéria mais temida e também pode-se dizer que é a responsável por baixar a nota daqueles que não possuem tanta afinidade com a área de Exatas. Mas para tudo tem uma solução não é mesmo ?

45 questões! É essa a quantidade de questões que estará presente na sua prova de Matemática no Enem, mas calma, estamos aqui para te ajudar. Já a Matemática no Vestibular não tem um número pré estabelecido, pois varia de acordo com cada instituição, mas de uma coisa você pode ter certeza, ela terá um peso grande, mas nada a se desesperar.

Primeiro de tudo é que você não precisa se preocupar muito em decorar fórmulas, boa parte da prova pode ser resolvido por interpretação de textos, tabelas e gráficos, porém a prova é um teste da sua capacidade de interpretação aliado ao seu domínio da matemática.

Claro que pode cair algumas questões de Matemática no Enem que exija o conhecimento de fórmula, mas não serão muitas. Foque em aprender muito bem a base da matemática: multiplicação, divisão, porcentagem, juros, regra de três e equações de primeiro grau.

Sempre que estiver estudando procure as aplicações no dia a dia sobre o conteúdo, pois a prova gosta muito de situações-problema. Apesar da quantidade de conteúdo ser grande, trouxemos uma análise do que mais tem caído nos últimos anos. Confira agora Enem questões:

Grandezas Proporcionais (24%)

Razão e proporção é uma base importantíssima para sua Prova do Enem, ela está relacionada até mesmo em outras disciplinas como Física e Química. Mas não se preocupe, o conceito desse assunto é super tranquilo, e após alguns exercícios você já conseguirá resolver tranquilamente.

Geometria Espacial (13%)

Prisma, cilindro, pirâmide, cone e esferas, essas são as figuras de 3 dimensões estudadas na Geometria Espacial, os chamados Sólidos Geométricos. Aqui você deve focar em estudar sobre o volume de cada sólido e também as razões de distância.

Aritmética (10%)

Médias e medianas são um exemplo do que costuma cair de Aritmética no Enem. Aqui também podemos colocar as questões Enem de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica, que buscam algum tipo de padrão em uma sequência numérica.

Funções (10%)

Foque em conseguir resolver qualquer tipo de questão de Função do Primeiro Grau e Função do Segundo Grau, elas são a maioria no assunto de função. Também costumam cair Função Exponencial, Função Logarítmica e Função Trigonométrica, portanto estude esses assuntos.

Estatística (9%)

Estatística já ficou conhecido na prova do Enem, é um assunto que aparece com recorrência, principalmente por conter gráficos e tabelas, que o Enem tanto gosta. A estatística nos permite coletar, organizar e interpretar números em um conjunto de resultados.




Uma nova proposta do ensino da matemática chegou a 7 mil alunos dos primeiros anos do ensino fundamental de 66 escolas públicas em 10 cidades brasileiras. É o Círculo da Matemática, uma pedagogia desenvolvida pelos professores Bob e Ellen Kaplan, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e trazida para o Brasil pelo Instituto Tim.

Pelo círculo, as aulas de matemática são oferecidas a turmas de no máximo 10 alunos. Não há carteiras, lição de casa ou provas. Somente cadeiras, em que os alunos, propositalmente, não param sentados. A fórmula é simples: as crianças são instigadas a responder as questões da professora na lousa com giz, sem qualquer tecnologia. Nenhum erro é reprimido, mas nenhuma resposta é oferecida sem ser debatida.

A base das aulas é matemática uma reta numérica onde são ensinadas as operações e conceitos matemáticos. “Quais são números pares, e os ímpares, e os primos?”, questiona a professora, enquanto os alunos disputam para respondê-la.
As aulas do círculo não substituem as da grade curricular de matemática das escolas, ou seja, são aulas extras e ocorrem uma vez por semana para cada turma. O objetivo do estudo Enem é desenvolver o raciocínio das crianças, fazer com que elas pensem, esqueçam as fórmulas e a decoreba e acima de tudo aprendam a gostar de matemática. Tem funcionado. “Gosto de matemática porque é divertido, as pessoas que acham chato é porque não conhecem os números”, diz Maria Clara Barbosa Rodrigues, de 7 anos, aluna do 2º ano.

O principal lema que define a metodologia dos professores Kaplan de Harvard é “diga-me e esquecerei, pergunte-me e descobrirei.” Nas aulas, faz parte da metodologia chamar as crianças sempre pelos nomes e incentivá-las a entrar nas discussões dos estudos matemáticos.

Se você quer aprender Matemática para Enem e Vestibular de verdade, assine o Exato e tenha acesso aos melhores professores por apenas R$9,90 Assine Já!