Leis de Newton: Um assunto super cobrado nas provas.

Leis de Newton: E para você que vai fazer a prova do Enem ou Vestibular, este assunto deve estar na ponta da linguá pra não errar nenhuma questão

É provável que você já tenha ouvido falar sobre as Leis de Newton, mas talvez você não conheça muito bem quais são as suas características e como são utilizadas. Isso você verá aqui!

As Leis de Newton são princípios da Dinâmica que servem para descrever os efeitos que estão atrelados ao movimento dos corpos, isto é, como ele é produzido e modificado.

Então vamos aprender um pouco mais sobre essas leis, mas antes disso você precisa saber sobre massa, força, peso e aceleração. Veja!

Massa: consiste em uma grandeza escalar que demonstra quanto há de matéria em um corpo. Sua unidade padrão (SI) é o Kg (quilograma).

Força: uma grandeza vetorial que é a causa que provoca aceleração em um corpo. Sua unidade padrão (SI) é (N = Kg.m/s²).

Peso: uma grandeza vetorial; força de atração que há entre um determinado corpo e o planeta; sua unidade (SI) é N (Newton) e por se tratar de uma relação com a gravidade pode ser calculado pela fórmula:

Leis de Newton - Formula Peso    

Aceleração: unidade (SI) é (m/s2), uma grandeza vetorial responsável por indicar a taxa de variação da velocidade de acordo com o tempo.
(SI) = Sistema Internacional de Unidades

Agora que você já viu sobre massa, força, peso e aceleração vamos ver quais são as três Leis de Newton:

• 1ª Lei de Newton (Princípio da Inércia)

Quando não há uma força externa sobre um corpo, este está em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), ou seja, com uma velocidade constante, ou em repouso; o que significa dizer que está com velocidade igual a zero em comparação a outro ponto de referencial inercial.

Para que você consiga compreender melhor pense nisto: Uma placa de trânsito está em repouso em comparação a um semáforo, mas ela está em movimento em comparação a um veículo que passa pela estrada.

O que acontece, por exemplo, é que se um ônibus estiver em movimento e de repente precisar frear ele arremessará os passageiros para frente. Isso ocorre porque a inércia procura manter o movimento tanto de um determinado corpo em repouso quanto em MRU.

Inércia

• 2ª Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica)

Esta lei diz que o movimento de um dado objeto somente é alterado se sofrer uma força externa que dependerá da sua massa. Assim sendo, quanto maior a massa de um dado corpo, maior deverá ser a força exercida sobre ele para que o movimento seja modificado.

Na segunda Lei de Newton um corpo ganha uma aceleração proporcional a resultante das forças que agem sobre ele.
A fórmula da segunda Lei demonstra que a força resultante é igual ao produto da massa de um corpo pela aceleração. Veja como a Segunda Lei é representada:


2ª Lei de Newton – Princípio Fundamental da Dinâmica

FR – força resultante (N)
m – massa do corpo (kg)
a – aceleração (m/s²)


Exemplo da brincadeira do cabo de guerra: Nessa disputa ganha o grupo que conseguir trazer para o seu espaço de campo a fita amarrada no centro da corda e para isso tal grupo deve exercer uma força maior do que a do grupo adversário.

Ainda na segunda Lei, pode-se calcular o peso com a seguinte fórmula:

Peso

P = Peso
m = massa
g = é a aceleração da gravidade local.


• 3ª Lei de Newton – Ação e Reação

Segundo esta lei, um determinado corpo recebe uma força de ação e consequentemente surgirá uma força de reação, a qual terá uma intensidade e direção iguais à força de ação, mas o sentido será contrário.

Ação e Reação

FA, B – força que o corpo A faz em B.
FB, A – força que o corpo B faz em A.

Um exemplo simples, mas claro dessa lei é quando um martelo exerce força sobre um prego para que o mesmo entre em um determinado local, uma madeira ou algo do tipo, e da mesma forma o prego também exercerá uma força sobre o martelo.

As vezes os assuntos relacionados a física e principalmente as leis de Newton podem ser um pouco complexos, porém nós da Exato Educacional estamos aqui para auxilia-los neste preparação para as provas.

Além de um curso completo, você ainda conta com diversos temas em nosso blog que podem te ajudar na parte de atualidades, como por exemplo a questão indígena no Brasil, escola sem partido, Ciberativismo, entre outras séries de conteúdos.

Contem conosco rumo a sua aprovação.