Geometria Molecular: Para quem irá prestar as provas de Enem e Vestibular, este é um assunto que pode assustar. Confira o tema e não erre as questões.
A geometria molecular é o ramo da química orgânica que caracteriza a forma geométrica adquirida por uma molécula conforme o modo em que os átomos estão dispostos ao redor de um átomo central.
Um ponto importante é que os átomos ligados de forma covalente, isto é, que tendem a receber elétrons formam as moléculas. Tais ligações não acontecem nos metais, apenas no hidrogênio, nos ametais e semimetais. Além disso, é preciso dizer que a chamada camada de valência é o nível mais distante do núcleo de um átomo, logo apresenta elétrons mais externos.
Os elétrons das nuvens eletrônicas (uma nuvem é o par de elétrons constituído pela ligação entre dois átomos ou elétrons da camada de valência) que estão no entorno do átomo central formam a geometria molecular quando se afastam e portanto modificam a posição dos átomos. O que estabelece tal atuação é a teoria de repulsão de pares eletrônicos (TREPV).
Confira a seguir exemplos de geometrias moleculares:
Geometria linear
Na geometria linear a molécula pode ser diatômica, quando apresenta dois átomos iguais ou dois átomos diferentes. Ex: H2, O2, HCl
Pode ser também triatômica, quando apresenta três átomos ou quando não há elétrons não ligantes ao átomo central. Ex: CO2, HNC
Geometria angular
Essa geometria acontece em moléculas triatômicas e há seis elétrons de valência presentes no átomo central, no qual precisa haver ao menos um par de elétrons que não realizam ligações químicas. Ex: H2O, SO2, O3
Geometria trigonal plana
No caso da geometria trigonal, a molécula é tetratômica. Não há par de elétrons desemparelhados no átomo central (não ligantes). Ex: SO3 , BH3
Geometria piramidal
A molécula nessa geometria é tetratômica e há apenas três átomos ligantes. Ex: NCl3 PH3.
Geometria tetraédrica
A molécula é pentatômica e há quatro átomos ligantes. Ex: CH4, SiH4
Geometria bipiramidal
Na geometria bipiramidal há uma molécula hexatômica. Nesta geometria há cinco ligantes. Ex: PH5
Geometria octaédrica
A geometria octaédrica acontece quando a molécula é heptatômica. Nesta geometria há seis átomos ligantes. Ex: SF6
Agora que vocês já sabem um pouco da Teoria, o que acham de ver como a Geometria Molecular é cobrado na prática.
Questões Geometria Molecular
1.
O fosgênio (COCl2) é um gás incolor, tóxico, asfixiante e de cheiro penetrante. Esse gás, utilizado como arma na Primeira Guerra Mundial, era produzido a partir da reação do monóxido de carbono (CO) e do gás cloro (Cl2). Qual é a geometria de cada uma dessas moléculas, respectivamente?
a) Linear, trigonal plana e tetraédrica.
b) Angular, linear e linear.
c) Trigonal plana, angular e linear
d) Tetraédrica, linear, angular.
e) Trigonal plana, linear e linear.
2.
(UFPR) Assinale a alternativa que associa corretamente a coluna de compostos químicos com a coluna de estruturas geométricas.
I. NH3 A. Linear
II. HF B. Angular
III. SO2 C. Piramidal
IV. CH4 D. Tetraédrica
a) I-A, II-B, III-C, IV-D
b) I-A, III-B, IV-C, II-D
c) II-A, III-B, I-C, IV-D
d) II-A, IV-B, III-C, I-D
e) III-A, II-B, IV-C, I-D
3.
(UFC-CE) Selecione a(s) alternativa(s) onde há exata correspondência entre a molécula e sua forma geométrica. A resposta final é a soma dos números das alternativas selecionadas.
01. N2 – Linear
02. CO2 – Linear
04. H2O – Angular
08. PCl5 – Plana trigonal
16. CCl4 – Tetraédrica
32. BF3 – Pirâmide trigonal
Gabarito
1. Letra e
2. Letra c
3. Total: 23.
São corretos os itens: 01, 02, 04 e 16.
08. PCl5 – bipirâmide trigonal;
32. BF3 – trigonal plana.
O estudo da geometria molecular, portanto possibilita saber o tipo de geometria de uma determinada molécula e através desse conhecimento pode- se analisar o comportamento das substâncias em geral, como por exemplo, a solubilidade, polaridade, força intermolecular, dureza e pontos de fusão e ebulição.