Filosofia Enem e Vestibular: Essa matéria merece sua atenção

Filosofia Enem e Vestibular: Confira os tópicos que costumam ser mais cobrados nesta matéria e não erre mais nenhuma questão.

Como nenhuma matéria pode ser deixado de lado em sua prova, a Filosofia Enem e Vestibular  também merece sua atenção no tangente a área de Ciências Humanas. Vale lembrar também, que a Filosofia traz consigo pensadores importantíssimos e que podem ser utilizados em sua redação dependendo do tema que for cobrado.

Abaixo nós separamos para vocês aqueles temas que são mais cobrados nesta matéria, e também faremos aquele velho e bom resumo de cada tópico para que você consiga ir tendo aquela afinidade com os assuntos, então vamos lá!

Tópicos Filosofia Enem e Vestibular.

Aristóteles e escola helenística (18,8%)

Como vocês podem ver, este é o tema mais cobrado junto ao tema de Racionalismo e por este motivo precisamos ser breve, pois é um tema que temos muita coisa a se falar.

Para resumir e começar a tratar deste assunto, primeiramente devemos saber sobre o que se trata a palavra “helenística”, e o termo era utilizado para referenciar a civilização grega. A cultura helênica chega na época como uma revolução de cultura que influenciou diversos povos.

Interessou ? Corre para nossas aulas que abordamos este assunto de maneira completa lá.

Racionalismo moderno (18,8%)

Outro tema de suma importância e que merece sua atenção na Filosofia Enem e Vestibulares. Este tema foi conhecido como um movimento que foi realizado em meados dos séculos XVI e XIX.

Alguns dos filósofos que marcaram esta época e que eram considerados como racionalistas foram: Descartes, Spinoza e Leibniz

Escola sofística, Sócrates e Platão (12,5%)

Este tema refere-se a época da Sociedade Grega e envolveram os que são considerados uns dos principais filósofos da história, Sócrates e Platão. Pode-se dizer que o tema refere-se a uma época de transição de pensamentos, interpretações, explicações e justificativas.

Filosofia contemporânea (12,4%)

Este período não é possível afirmar em que cronologia temporal do século XIX até a atualidade. De maneira geral, pode-se dizer que a Filosofia Contemporânea é um confronto aos pensamentos, ideias e modelos filosóficos desenvolvidos anteriormente.

Escola de Frankfurt (9,4%)

A escola de frankfurt foi um projeto idealizado por intelectuais com objetivo de criar uma nova visão do Marxismo, da Sociedade e da Política.

Foram intelectuais da escola figuras como Hebert Marcuse, Max, Adorno, entre outros.

Filosofia Medieval (6,3%)

Pode-se dizer que a Filosofia Medieval foi um período em que tivemos o Cristianismo na Europa Ocidental consolidado. Um ponto importante deste tema, era a tentativa de conciliação da religião com a filosofia.

Idealismo alemão (6,3%)

Este tema é considerado como uma das maiores orientações filosóficas da história. Apesar de seu percentual baixo de cobrança em provas de Enem e Vestibulares, um tema de suma importância.

Para entender melhor este tema, você deve se atentar também a temas que estão diretamente ligados a ele, como empirismo, racionalismos, iluminismo entre outros. Fique ligado que temos este conteúdo completo em nossa página.

Renascimento (6,3%)

Renascimento para muitos professores e também já ouvimos de alguns alunos que deveria ser um tema que poderia estar entre os principais cobrados na Filosofia devido a sua importância. O Renascimento foi um movimento que uniu mudanças Culturais, Econômicas e Políticas. Seu período de realização ocorreu do século XV até o século XVII

Immanuel Kant (3,1%)

Um percentual da sua prova é dado a Immanuel Kant que foi o fundador da nova teoria do conhecimento.  Sua atuação na história deu início ao criticismo, que era uma corrente crítica aos pensamentos filosóficos.

Kant possui uma série de obras que foram e são até hoje consideradas importantes, como por exemplo a Teoria do Conhecimento e Ética e Filosofia Moral.

O surgimento da Filosofia (3,1%)

E para finalizarmos o último assunto mais cobrado na filosofia é aquele que não poderia faltar, que como o próprio nome já diz, trata-se do surgimento da Filosofia e que você também encontra em nossas aulas.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a Filosofia Enem e Vestibular, é só clicar no banner abaixo, que temos um curso totalmente gratuito onde postamos aulas todos os dias para vocês.

Curso Enem Grátis