Enem Digital: Prova será realizada em Janeiro de 2021

Enem Digital: E para os candidatos que irão realizar esta modalidade de prova, fiquem atentos pois já foi confirmada a nova data. Confira.

Curso Grátis Enem

[ATUALIZADA 09/07/2020]

Enem Digital, para os candidatos que optaram por esta modalidade de prova , fiquem atentos as novas datas.  

Através de uma nota divulgada na data de ontem, 08 de Julho de 2020, de em decorrência do grande aumento de casos do Covid-19 em todo país, o MEC ( Ministério da Educação ) em conjunto com INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) decidiram pela realização das provas em Janeiro de 2021. Confira as datas abaixo:

  • Prova Enem Presencial: 17 e 24 de Janeiro de 2021
  • Prova Enem Digital: 31 de Janeiro e 07 de Fevereiro de 2021

Com esta mudança de prova e devido as ações que deverão ser realizadas visando a segurança de todos, estimasse que o custo da prova aumente em algo em torno de R$ 70 milhões. 

As mudanças que foram realizadas,  afeta um total de mais de 5 milhões de estudantes que se inscreveram para realização da prova, porém conforme dito pelo ministro interino da Educação, Antônio Vogel ministro interino da Educação, Antônio Vogel, disse que “a nova data da prova não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos os candidatos. Buscamos uma solução técnica”

Nossa equipe está de olho em qualquer novidade.

[ATUALIZADA 03/05/2020]

Enem Digital, este é um assunto que está sendo muito comentado em rodas de alunos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. 

A ideia inicial para esta nova modalidade de prova, era que um total de 50 mil participantes de 15 capitais pudessem prestar o Enem Digital, porém frente a realidade que estamos vivendo com o Covid-19 (Coronavírus), com a publicação do edital no dia 31 de março de 2019, algumas mudanças foram realizas para que esta nova modalidade de prova fosse capaz de atender um maior número de pessoas.

Com intuito de ajudar nossos alunos e todos aqueles que acessam nosso site em busca de informação, montamos este texto contendo as principais informações a respeito do Enem Digital. Vamos lá ?

O que é o Enem Digital ?

E para começarmos este assunto, antes de mais nada devemos saber o que é esta nova metodologia de prova. O Enem Digital nada mais é que uma versão online, da mesma forma que vocês assistem nossas aulas, de realização de prova. 

Ao invés do candidato receber aquele caderno de prova que para muitos contem milhares de páginas, junto com o cartão resposta, os optantes por esta modalidade de prova farão o preenchimento de todas essas informações que eram feitas antigamente no papel, direto no computador.

Quem pode optar pelo Enem Digital ?

Para solicitar este tipo de prova, o candidato deverá preencher o requisito de já ter concluído o Ensino médio ou também aqueles que forem concluir ainda no ano de 2020.

Para aqueles alunos que estão no primeiro ou segundo ano e possuem interesse em prestar o Enem ou para aqueles candidatos que necessitam de atendimento especial, ainda não será possível aplicar a prova na metodologia digital, uma vez que este método ainda está em período de adaptação.

Como fazer a inscrição para o Enem Digital ?

A inscrição continua seguindo seu processo normal. Caso tenha dúvida, temos um texto com a inscrição para o Enem passo a passo, porém para resumir para vocês, o participante deverá acessar o site oficial do Enem e acessar a área do participante. 

Lembrando que para aqueles candidatos que não conseguiram isenção, a taxa de inscrição é a mesma da prova impressa e sai no valor de R$ 85.

Qual limite de candidatos que podem fazer a prova digital ?

Conforme citamos anteriormente, com a liberação do edital do Enem no final do mês de março, o número de participantes que poderá solicitar este tipo de realização de prova subiu para 100 mil.

Conforme informações divulgadas pelo MEC, a intenção é que até 2026 as provas sejam aplicadas totalmente online, reduzindo assim uma série de custos de impressão e todos os pontos que são prejudiciais ao meio ambiente. 

Locais de Aplicação do Enem Digital 

Esta foi outra mudança que a liberação do edital trouxe. Anteriormente a prova seria aplicada somente em 15 estados, porém a partir de agora o exame na versão digital será aplicada em todos os estados do país.

Ainda não foi definido como estas provas serão aplicadas, porém sabe-se que será necessário a contratação de uma empresa que seja capa de realizar o processo. 

Data da prova

Para os candidatos que escolherem prestar este tipo de prova, o exame será aplicado em data diferente dos candidatos que forem realizar a prova impressa. A data para aplicação do Enem Digital será nos dias 22 e 29 de novembro

Lembrando que os candidatos não poderão optar em realizar as duas versões de prova e que a versão online será somente para os 100 mil primeiros inscritos solicitantes deste modalidade. 

Versões de Prova 

Vimos alguns questionamentos de estudantes a respeito das versões de prova, se as provas digitais serão iguais as provas impressas. Já adiantamos que a resposta é “Não”, as provas terão os mesmos formato, contendo um total de 180 questões + a parte de Redação, porém com perguntas completamente diferentes. 

Sabemos que muitos possuem facilidade com teclado, e que digitar acaba sendo muitas vezes bem mais rápido que escrever, sem contar também que no computador ainda temos as opções de corretor automático, e é por este e outros fatos que a matéria de redação para a prova digital continuará sendo aplicada de forma manuscrita

Caso ainda tenha ficado qualquer tipo de dúvida, nos procure em nossos canais de contato que nossa equipe estará a disposição. Fique abaixo com nosso cronograma.

Cronograma Enem 2020 e Enem Digital:

– Isenção da taxa: 6 a 17 de abril (Encerrado)
– Justificativa de ausência para isenção de taxa: 6 a 17 de abril (Encerrado)
– Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril
– Inscrições: 11 a 22 de maio
– Provas Impressas: 17 e 24 de Janeiro
– Provas pelo Computador: 31 de Janeiro e 07 de Fevereiro de 2021
– Gabarito: 11 de novembro
– Resultado: Março de 2021

Agora a aprovação depende do seu esforço! Conte com a nossa ajuda.