Encceja 2019: gabarito sairá em Setembro, segundo INEP

Encceja 2018

ENCCEJA 2019: Provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ocorreram em mais de 600 cidades do país. Gabarito do ENCCEJA 2019 sairá no dia 06 de setembro.

exato-banner

[ATUALIZADA 26/04/2018] No dia 25 de agosto, o INEP aplicou as provas objetivas do (ENCCEJA 2019) Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

A prova tem como objetivo, certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio. O Exame exige que o jovem tenha, no mínimo, 15 anos completos para tentar o diploma do Ensino Fundamental, e no mínimo 18 anos para conseguir a certificação do Ensino Médio. As inscrições foram de 20 a 31 de maio deste ano.

As provas aconteceram em 611 municípios brasileiros, incluindo 19 cidades que tiveram os testes pela primeira vez.

Conforme o edital do exame, o INEP é responsável por elaborar, aplicar e corrigir as provas, no entanto ele não emite o certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência.

Essa tarefa cabe às secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação parceiros do Inep. No ato da inscrição, o candidato deveria optar pelo órgão/instituição responsável pela certificação.

O Exame teve 4 provas objetivas, por nível de ensino, cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação.

Para o ensino fundamental, as 4 provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento:

Prova I: Ciências Naturais (Ciências)
Prova II: Matemática
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física)
Prova IV: História e Geografia (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

Já para nível médio as 4 provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento:

Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
Prova II: Matemática e suas Tecnologias (Matemática)
Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física)
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

O tema da redação deste ano foi “A organização do tempo e o acesso às redes sociais” para candidatos ao ensino médio; e “Novas formas de consumo consciente” para quem busca a certificação do ensino fundamental.

Gabarito ENCCEJA 2019

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados pelo INEP na página do participante – http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja, até o dia 06 de setembro de 2019, prazo previsto de até 10 dias após a aplicação da prova, descrito no edital. Na edição de 2018 que teve provas aplicadas no dia 05 de agosto, os gabaritos foram divulgados no dia 17 de agosto.

Para consultar o gabarito ENCCEJA 2019, o candidato deve:
Acessar a Página do Participante – http://enccejanacional.inep.gov.br/;
Digitar seu CPF;
Informar a senha cadastrada (é possível recuperar caso o candidato tenha esquecido);
Selecionar a figura que aparece na página;
Conferir seus dados e acessar os gabaritos.

O calendário oficial do Encceja 2019 não prevê a data de divulgação dos resultados.

[ATUALIZADA 26/04/2018] Amanhã, 27 de abril, é o último dia de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) de 2018.

As inscrições devem ser feitas pelo site – http://enccejanacional.inep.gov.br/enccejaaté o dia 27 de abril. As provas estão marcadas para serem realizadas no dia 05 de agosto.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 24 de abril o sistema registava mais 1 milhão de inscritos.26

O Encceja é para os candidatos que não concluíram os estudos no tempo regular adquirirem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

[ATUALIZADA 16/04/2018] As inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 foram abertas hoje, 16 de abril e vão até o dia 27 de abril. As provas serão realizadas no dia 05 de agosto.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2017 houve ausência de 60% dos inscritos. Com isso, nesta edição os faltosos do ano passado deverão justificar a ausência para realizar a inscrição deste ano.

As inscrições devem ser feitas no site – http://enccejanacional.inep.gov.br/enccejaaté o dia 27 de abril.

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Nesta quarta-feira, 14 de março, foi divulgado no Diário Oficial da União o edital para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas serão realizadas no dia 05 de agosto em todo o país para os candidatos que querem os diplomas do ensino fundamental e médio.

O Exame é realizado todos os anos pelo Inep e oferece certificação para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. A idade mínima é de 15 anos completos na data da prova para o ensino fundamental e de 18 anos completos para o ensino médio.

As inscrições devem ser feitas no site – http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja –  do dia 16 a 27 de abril. A participação é voluntária e gratuita.

Parecido com o Enem, o Encceja possui quatro provas objetivas e uma redação, mas é realizado em um único dia, de manhã e à tarde.

• Ensino fundamental

 Turno matutino: 9h às 13h

Prova 1: Ciências Naturais

Prova 2: Matemática

Turno vespertino: 15h30 às 20h30

Prova 3: Língua portuguesa, Língua estrangeira moderna, Artes, Educação física e Redação

Prova 4: História e Geografia

• Ensino médio

Turno matutino: 9h às 13h

Prova 1: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Prova 2: Matemática e suas Tecnologias

Turno vespertino: 15h30 às 20h30

Prova 3: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação

Prova 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Veja o edital Encceja 2018