✎ Curso de Engenharia Nuclear
Engenharia Nuclear é o ramo da engenharia que atua em laboratórios e em usinas nucleares, principalmente na construção e operação de reatores.
Outra função do profissional dessa área é a criação e manutenção de equipamentos utilizados na medicina, como os de origem radiológica.
O Curso de Engenharia Nuclear deve oferecer ao aluno conhecimentos sólidos sobre Química e Física, disciplinas que darão a base fundamental para o mercado de trabalho oferecido para todo profissional. O curso, assim como todos os cursos de engenharia, tem duração média de 5 anos.
De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), o curso pode ser encontrado somente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Grade Curricular
Cálculo,
Química,
Física,
Álgebra Linear,
Programação, Probabilidade e Estatística,
Eletricidade,
Fenômenos de Transferência,
Mecânica,
Métodos Numéricos,
Engenharia de Reatores,
Laboratórios em geral, etc.
Além disso, o aluno deve realizar um estágio supervisionado.
Áreas de Atuação
O profissional de Engenharia Nuclear pode optar por trabalhar com materiais radioativos, seja com treinamentos ou na criação de equipamentos que forneçam um trabalho seguro com este tipo de material; com reatores nucleares, no projeto e na manutenção; e ainda pode trabalhar na área acadêmica, com pesquisas e ministrando disciplinas para cursos que tenham relação com a Engenharia Nuclear.
O Mercado de Trabalho
Engenharia Nuclear abrange desde a área acadêmica até a industrial.
Não há muitas usinas nucleares em funcionamento no Brasil, por conta disso, o mercado específico para essa área costuma ser restrito. Por outro lado, há oportunidades de se trabalhar como pesquisador, basta que o profissional realize um mestrado e um doutorado na área.
Outro campo muito promissor é o de desenvolvimento de equipamentos para a área médica.
O estado que oferece maior número de oportunidades de emprego é o Rio de Janeiro, principalmente pela presença dos cursos de graduação e de pós-graduação