Estudo sobre classe social: Entenda a importância do tema

Classes Sociais

Classe Social: Entenda a importância do tema para sua prova do Enem ou Vestibulares. Confira o conteúdo que preparamos para vocês.

Classe Social. Este é um tema que merece sua atenção, pois na atualidade, muito está se falando sobre a Classe Social no Brasil. Portanto fique ligado no conteúdo que preparamos para vocês, pois ele certamente irá lhe auxiliar na hora da sua prova do Enem ou Vestibular.

E para começarmos, primeiramente devemos entender o seguinte ponto. O que é Classe Social ?

A Sociologia está à procura de compreender a vida social de determinados grupos e das sociedades. Dentre os diversos temas presentes na Sociologia, o estudo das classes sociais tem um grande destaque. Esse tema envolve muitos aspectos e pode ser entendido por ângulos distintos; por conta disso é motivo de grandes debates.

Por outro lado, a visão mais comum sobre classe social é que esta tem a ver com um grupo de pessoas que compartilham de estilos de vida, padrões de cultura, orientações políticas similares e no fator econômico isso é ainda mais visível.

No que diz respeito à população brasileira, esta está definida em cinco classes sociais de acordo com o IBGE. São vários os critérios de classificação, sendo o critério econômico, portanto o de maior destaque através da análise feita segundo as faixas de salário- mínimo.

Para que haja uma classificação das classes sociais é adotado o que se conhece por estratificação social, isto é, uma maneira utilizada em todo o mundo para fazer uma divisão entre os indivíduos de acordo com a sua expressão na sociedade.Tal separação é feita de forma mais aglutina por meio de três grupos: o da classe baixa, o da classe média e o da classe alta.

Vale ressaltar que esses três grupos são formados de maneira mais ampla, mas podem existir outras divisões entre eles que também atuam em uma sociedade. Além disso, um determinado indivíduo pode mudar sua posição; é dizer que dependendo da situação que se encontra poderá ir para uma classe superior ou inferior.

De modo geral o uso do conceito de classes sociais está atrelado ao fato de que há distinção entre os grupos de uma determinada sociedade, porém, para a Sociologia o que entra em questão é a desigualdade que há entre esses grupos, já que, uma classe sempre exercerá domínio em comparação à outra. Dessa forma, tal dominação estará presente em vários aspectos da sociedade, em que um determinado grupo será privilegiado em detrimento de outro.

Cada classe social é conhecida a partir do momento em que é comparada à outra classe. Em outras palavras é dizer que a existência de uma depende diretamente da outra. Assim sendo, certos grupos farão parte do que podemos chamar de dominantes e outros grupos consequentemente serão os dominados. Logo, é a relação entre as classes sociais o que constrói uma sociedade.

De acordo, portanto com a ideia marxista, para compreendermos a sociedade moderna devemos observar as relações conflitantes entre as classes sociais. Assim, segundo Marx e Engels a história de uma dada sociedade está ligada aos combates entre essas classes. Isso significa que a sociedade moderna fez com que a classe dominante controlasse a economia e por sua vez todos os campos sociais, a dizer político, jurídico, dos saberes, dentre outros tantos.

Bom, agora que você já entendeu um pouco mais sobre Classes Sociais, que tal conferir algumas dicas que preparamos para vocês com esta mudança da data da prova do enem e também de outros vestibulares ? Corre lá!