Cartografia: Este conteúdo pode ser cobrado em sua prova.

Cartografia

Cartografia: Um ramo da geografia que pode-se dizer bem resumidamente que realiza o estudo dos mapas, misturando ciência, realidade social, entre outros.

Cartografia é a ciência de representar graficamente áreas geográficas ou superfícies planas. Este é um estudo sobre o conceito, produção, difusão, representação e todo o processo do mapa. Esta é a definição da Associação Cartográfica Internacional.

Cartografia Significado

A cartografia é um campo em constante mudança e complexo. No sentido mais amplo, inclui tudo, desde a coleta de dados de origem à avaliação e processamento, à coleta de dados, avaliação, processamento, design de mapa gráfico e design final.

Além da representação física, a cartografia também é usada para ilustrar realidades sociais, econômicas, históricas e culturais.

A pesquisa de mapas às vezes é traduzida como uma combinação única de ciência, arte e tecnologia, envolvendo várias pessoas. Além da elaboração detalhada, a cartografia também envolve a pesquisa científica, envolvendo matemática, história e tecnologia.

No atual modelo de civilização, a cartografia desempenha um papel importante na compreensão dos fenômenos sociais e geográficos. Envolve o uso do solo, previsão do tempo, manejo florestal e até construção de estradas.

O conhecimento sobre riqueza mineral, resposta a emergências e até navegação depende de pesquisas cartográficas.

Uma das características da cartografia é dinâmica. Hoje, antes de depender de equipamentos manuais ou mesmo de caneta e papel, o trabalho de hoje é feito com os softwares gráficos mais avançados. Como na maioria dos campos, os computadores fornecem maior precisão e confiabilidade para desenho.

Cartografia Resumo

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é cartografia, vamos te falar um pouco sobre a história dela. Pode-se dizer que a cartografia foi usada em tempos pré-históricos para indicar territórios propícios à caça e à pesca. Na Babilônia, a ciência provou o mundo do disco plano.

Ptolomeu quem desenhou oito volumes de esboços para mostrar a forma esférica da Terra. Foi este modelo que foi usado na Idade Média para provar a distribuição dos continentes na Europa, Ásia e África, que eram separados pelo que era conhecido de “T” formado pelo Mar Mediterrâneo e o Rio Nilo.

Foi a descoberta do novo mundo durante a “Grande Viagem” que levou as pessoas a buscarem novas técnicas cartográficas e representação sistemática de superfícies. Os fatores mais úteis para o mapeamento incluem o uso de telescópios, que podem determinar com mais precisão a latitude e longitude.

Hoje, além do telescópio, o software também utiliza fotos para um mapeamento mais detalhado e preciso.

Coordenadas Geográficas

E já que estamos falando que cartografia, chegou a hora de falarmos um pouco também sobre coordenadas. Mas primeiramente, você sabe dizer o que é coordenada geográfica ? As coordenadas geográficas são usadas para localizar pontos específicos na superfície da Terra. Para fazer isso, use métricas que indicam latitude e longitude. Ambos representam métricas relacionadas ao equador e ao Meridiano de Greenwich.

A métrica é expressa em graus. Podemos pensar da seguinte maneira. A Latitude representa a latitude do Equador de 0º a qualquer ponto no hemisfério norte que nas bússolas são representados pela letra (N) ou hemisfério sul que é sempre representado pela letra (S). A faixa de variação é de 0º a 90º. Quando a direção é o hemisfério norte e a direção é o hemisfério sul, ela é negativa.

A longitude, por outro lado, é usada para denotar meridianos, que se desviam de qualquer local na superfície da Terra na direção leste (E) ou oeste (W) de Greenwich. O comprimento varia de 0º a 180º. Quando parte do hemisfério oriental é positiva ou negativa, faz parte do hemisfério ocidental.

Cartografia Mapa Mental

Bom, como este é só mais um dos milhares de conteúdos que alunos que vão prestar a prova do Enem ou vestibular tem que estudar, criamos um “Cartografia Mapa Mental”, para que vocês possam assimilar de uma melhor formas os principais pontos que você precisa saber deste conteúdo. Então confira na imagem abaixo.

Cartografia Mapa Mental

Cartografia Exercícios

Agora que já fixamos bem o conteúdo, que tal fazermos alguns exercícios sobre o tema ? Vamos lá!

Questão 1: (UECE) Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:

a) pedológico, geomorfológico e geológico.
b) litológico, pedológico e geomorfológico.
c) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.
d) geológico, geomorfológico e pedológico.

Questão 2: (UEA AM/2017) – Parte constituinte dos fundamentos da cartografia, as coordenadas geográficas configuram

a) os procedimentos de manipulação de dados espacialmente referenciados.
b) as linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície do planeta.
c) a relação entre o comprimento no mapa e a distância real no planeta.
d) a forma pela qual a superfície do planeta é representada em um plano.
e) a convenção gráfica para explicitar os elementos representados em um mapa.

Questão 3: (UFPR/2018) – Alguns aplicativos instalados em dispositivos móveis permitem que mapas digitais e imagens de satélite sejam utilizados para encontrar caminhos, locais de interesse, desvios e alertas de acidentes, de fiscalização ou até mesmo de trânsito intenso. A informação georreferenciada é cada vez mais comum também em apps que oferecem produtos, serviços e relacionamentos sociais. […]

Atualmente encontram-se em funcionamento os sistemas de navegação por satélite norte-americano (GPS) e russo (GLONASS), e estão parcialmente implantados os projetos de navegação por satélite europeu (GALILEO), chinês (COMPASS ou BeiDou-2) e, mais recentemente, o japonês (MICHIBIKI).

A respeito da tecnologia de navegação por satélite, considere as seguintes afirmativas:

É a mais importante fonte de dados de navegação terrestre, pois fornece tanto a posição geográfica quanto a atualização da base de dados geográficos dos aparelhos celulares (arruamento, pontos de interesse, direções de vias, entre outros).
A informação enviada pelos satélites até o aparelho receptor (smartphone ou tablet, por exemplo) se propaga por ondas eletromagnéticas e independe da existência de rede de internet.
A existência de várias constelações artificiais de sistemas de posicionamento por satélites tende a tornar o sistema impreciso, devido às interferências entre os sinais emitidos pelos diferentes satélites.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
c) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
d) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

Gabarito:

Questão 1: letra “d”
Questão 2: letra “b”
Questão 3: letra “c”

Agora que você já fixou mais o conteúdo de cartografia, a ideia que sempre “pregamos” aqui na exato educacional, é a importância de resolver questões e manter uma rotina de estudos contantes! Temos uma série de conteúdos interessantes para você em nosso blog. Aproveite :).