Biologia Enem e Vestibular: Confira dicas de como ir bem nessa matéria

Biologia Enem e Vestibular

Estudar Biologia Enem e Vestibular em geral realmente não é fácil, e por este motivo preparamos os tópicos que mais caem pra vocês.

E claro que estar por dentro do que costuma cair facilita muito os seus estudos. E como a matéria aqui é Biologia, vamos te mostrar o que mais tem caído em Biologia Enem e Vestibular.

É evidente que a prova sofreu mudanças nos últimos anos. E dentro dos 15 anos que o Enem já é realizado, temos contabilizado mais de 200 questões de Biologia. Como o Enem busca um método mais interdisciplinar, a Biologia faz parte de um grande número de questões de Ciências da Natureza, juntamente com Física e Química.

Nas provas de vestibulares não é diferente! Para aqueles alunos que tem uma preferência pela área de humanas, essas matéria sempre esteve presente.

E por isso, você deve estar bem também nessas matérias para poder ir bem na prova. Em ordem do que mais tem caído, temos o seguinte:
 

Ecologia – 42%

Em primeiro lugar disparado, ecologia é o que mais tem caído na parte de Biologia para o Enem, quase 50% da prova (Pasmem!). É realmente muita coisa, então você tem que estudar muito para mandar bem em todas as questões que caírem. Mas vamos lá, no Enem o foco não está muito relacionado na relação entre os seres vivos, mas sim na poluição e preservação ambiental.

E o motivo é óbvio! Esse é um tema super atual e sabemos que os examinadores gostam de relacionar os conteúdos com a aplicação do dia a dia. Portanto, uma dica de estudo, é você assistir muito jornal, ler sites e revistas, tudo sobre o tema ambiental.

Genética – 11%

Em segundo lugar, temos Genética. E como é um tema sempre presente nos noticiários, é claro que o Enem iria dar uma boa relevância. Portanto, devem estar na ponta da linguá, assuntos como: mutações, DNA, trans genia e Projeto Genoma.

Evolução – 11%

Evolução é um tema base na Biologia. E portanto está no nosso terceiro lugar dos temas mais cobrados. Entender sobre a Evolução é importantíssimo para entender a Biologia como um todo, e é sobre isso que costuma cair no Enem.

Fisiologia e Parasitologia – 10%

E em quarto lugar podemos colocar juntos a Fisiologia e Parasitologia. Aqui é melhor esquecer a decoreba. Como você já deve ter percebido, as questões também vão mais para o lado da realidade. Portanto você precisa saber os aspectos do corpo humano com a alimentação, saúde, doenças… O Enem costuma abordar com mais abrangência a Fisiologia Humana e as doenças causadas por parasitas

Quer continuar seus estudos mais profundamente de ecologia, evolução, fisiologia e genética? Assine e tenha acesso a diversas aulas passando por toda a Biologia. Além de acesso ao nosso banco de questões e os materiais em pdf pra você ficar por dentro da Biologia Enem e Vestibular.

Matricule-se por apenas mensalidades que cabem no seu bolso. Assine Já!