Analogia: O assunto pode ser fundamental no momento da sua redação

Analogia

Analogia: Você sabe o que ? Fique por dentro pois ele pode te salvar no momento de escrever a sua redação. Confira nossas dicas.

A analogia é um recurso amplamente utilizado no desenvolvimento de teses. Você sabia disto? Essa parte do texto é importante porque prova que o argumento está correto, ou seja, a visão central do autor sobre o assunto.

Várias estratégias podem ser usadas no texto. Lembre-se sempre de que a maior preocupação do autor deve ser fornecer argumentos claros e convincentes para as ideias que defende, por isso a analogia se apresenta como um exemplo eficaz dessa função.

Mas antes de adentrarmos ao tema, primeiramente devemos saber o que realmente é. Então vamos lá.

Descobrindo o que é Analogia

Analogia é uma comparação em que algumas semelhanças indicam semelhanças ocultas. Um método de explicação mais abstrato é uma espécie de recurso de ensino: por exemplo, o desconhecido é explicado pelo conhecido, o desconhecido é explicado pelo familiar e assim por diante.

A estrutura da linguagem usada em analogia é estabelecida comparando expressões, tais como: como, semelhante, semelhante, quanto, como, semelhante, etc.

Exemplos de Analogia

Como as vezes somente com a parte teórica não conseguimos imaginar, então vamos a um exemplo para facilitar para vocês.

Exemplo 1

Frase de Mário Glaab: “Para muitas pessoas, a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute.”

Você verá que duas ideias são propostas: primeiro, elas parecem não ter nada em comum e, em seguida, estabelece-se uma relação entre elas. Na literatura jurídica e filosófica, a analogia é amplamente usada para defender ideias que requerem comparação para serem discutidas e compreendidas.

Isso também é uma comparação e geralmente requer que o conector na frase, como “exatamente como”, “da mesma maneira” e assim por diante.

E que tal irmos a mais um exemplo ? Então confira abaixo:

Exemplo 2

(…) o que nos faz senhores da terra, é esse poder de restaurar o passado, para tocar a instabilidade das nossas impressões e a vaidade dos nossos afetos. Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes.”

Livro Memórias Póstumas de Brás Cubas

Portanto, de acordo com a definição do papel de “Brás Cubas”, ser homem deveria ser uma espécie de errata mental, ou seja, uma existência que comete erros em todas as fases da vida, porque cada ” Todas as estações da vida têm a função de corrigir a vida anterior. A nova etapa trará novos erros a serem corrigidos, e assim por diante, até a morte.

Você descobrirá que usar em alguns momentos a figura de linguagem pode tornar o texto muito mais rico, certo? Analogia é um bom exemplo. Porém, é preciso concentrar-se no estudo, estudar muito, e não exagerar ou errar.

O conteúdo é curto mesmo, porém nada melhor do que exercitar a teoria resolvendo exercícios, então se prepare que vamos começar.

Exercícios de Analogia

1- (ENEM)

Há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada. O jogo de tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo como uma bolha de sabão. O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha, sempre perde.

Já no frescobol é diferente. O sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois sabe-se que, se é sonho, é coisa delicada, do coração. Assim cresce o amor. Ninguém ganha para que os dois ganhem. E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim…

ALVES, R. Tênis X Frescobol. As melhores crônicas de Rubem Alves. Campinas: Papirus, 2012.

O texto de Rubem Alves faz uma analogia entre dois jogos que utilizam raquetes e as diferentes formas de as pessoas se relacionarem afetivamente, de modo que

a) o tênis indica um jogo em que a cooperação predomina, o que representa o distanciamento na relação entre as pessoas.
b) o tênis indica um jogo em que a competição é predominante, o que representa um sonho comum no relacionamento entre pessoas.
c) o frescobol indica um jogo em que a cooperação prevalece, o que simboliza o compartilhamento de sonhos entre as pessoas no relacionamento.
d) o frescobol indica um jogo em que a competição prevalece, o que simboliza um relacionamento em que uma pessoa busca destruir o sonho da outra.
e) o frescobol e o tênis indicam, respectivamente, situações de competição e cooperação, o que ilustra os diferentes sonhos das pessoas no relacionamento.

2- (UNICAMP) Caligrafia

Arte do desenho manual das letras e palavras.

Território híbrido entre os códigos verbal e visual.
A caligrafia está para a escrita como a voz está para a fala.
A cor, o comprimento e espessura das linhas, a disposição espacial, a velocidade dos traços da escrita correspondem a timbre, ritmo, tom, cadência, melodia do discurso falado.
Entonação gráfica.

Assim como a voz apresenta a efetivação física do iscurso (o ar nos pulmões, a vibração das cordas vocais, os movimentos da língua), a caligrafia também está intimamente ligada ao corpo, pois carrega em si os sinais de maior força ou delicadeza, rapidez ou lentidão, brutalidade ou leveza do momento de sua feitura.

(Adaptado de https://www.arnaldoantunes.com.br.)

Em Caligrafia, o autor:

a) estabelece uma relação de causa e efeito entre caligrafia e voz.
b) sugere uma relação de oposição entre caligrafia e voz.
c) projeta uma relação de gradação entre caligrafia e voz.
d) apreende uma relação de analogia entre caligrafia e voz.


Gabarito

1. Letra “C”
2. Letra “D”

Quer resolver mais algumas questões deste e de outros assuntos ? Então acesso agora mesmo nosso banco de questões que temos uma série delas esperando por você