01/09/2017 - Notícias

Unicamp pretende criar vestibular indígena para 2019

Universidade pretende reservar 20% do total de vagas para o Sisu




Ontem, 31 de agosto, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou que pretende reservar 20% das vagas nos cursos de graduação ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que tem como critério a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta também analisa destinar 15% das oportunidades aos candidatos que se autodeclarem pretos ou pardos, além da criação de um vestibular exclusivo para indígenas.

De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), responsável pelo processo seletivo, a proposta já foi encaminhada para a Câmara Deliberativa do Vestibular. Feito isso, sugestões estão sendo analisadas para debates em institutos e faculdades dos três campi. A votação final acontecerá no dia 21 de novembro.

A meta do grupo de trabalho é manter a meta de 50% dos estudantes oriundos da rede pública (por curso e turno) e buscar índice de 37,5% de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme os parâmetros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estado de São Paulo.

A Unicamp informou que 10% das vagas do Sisu podem ser destinadas aos estudantes de escolas públicas, 5% aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos procedentes de unidades da rede, os outros 5% serão reservados exclusivamente para os estudantes pretos e pardos.

Aplicado desde 2005, o Programa de Ação Afirmativa e Inclusiva (Paais) também será reestruturada, o bônus somado a nota final das fases do vestibular serão de 40 pontos para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, e 20 pontos para os que fizeram todo o ensino fundamental II em unidades públicas. Para os estudantes que realizaram ensino fundamental II e ensino médio na rede pública, serão incorporados 60 pontos às notas das provas. Já os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas deixam de ser contemplados no Paais, diante da inclusão de novas formas de acesso.

Outra ideia da universidade é o ingresso por vagas que serão destinadas aos melhores classificados em olimpíadas, competições de conhecimento ou modalidades que demonstrem desempenho excepcional do estudante a critério de áreas específicas.

- Confira as propostas na íntegra -

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00