06/11/2017 - Notícias

Ministro da Educação fala sobre o tema da redação do Enem 2017



O tema da redação do Enem 2017 é "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". A prova apresentou quatro textos base para auxiliar o candidato. Um dos textos mostrou trecho da Constituição Federal afirmando o direito de todos à educação. Havia um gráfico com dados sobre o número de alunos surdos na educação básica de 2010 a 2016. O terceiro abordou o fato de surdos serem excluídos por causa do preconceito e a dificuldade para entrar no mercado do trabalho mesmo tendo a formação educacional necessária. Um quarto texto mostrou uma lei de 2002, que tornou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a segunda língua oficial do Brasil.

Hoje, 06 de novembro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que o Ministério da Educação (Mec) busca ampliar a acessibilidade e políticas de afirmação de surdos. Segundo o ministro, a proposta da Base Nacional Comum Curricular tem inclusa a formação adequada de professores para melhorar as condições dos deficientes auditivos do Brasil.

Em entrevista para o programa Por Dentro do Governo, pela TV NBR, Mendonça comentou o tema da redação do Enem 2017 e explicou que quem tem responsabilidade direta por políticas públicas para surdos são os estados e municípios. Porém cabe ao Ministério da Educação (Mec) induzir e apoiar políticas nacionais de inclusão geral e específicas.

De acordo com o ministro, o  Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro, é quem subsidia as políticas públicas para surdos no âmbito do Mec e apoia a sua implementação pelas esferas subnacionais de governo. O Ines produz material pedagógico, fonoaudiológico e vídeos em libras para distribuir para os sistemas de ensino. Além de atender cerca de 600 alunos, o instituto forma profissionais surdos e ouvintes no Curso Bilíngue de Pedagogia.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00