Sustentabilidade empresarial - Atualidades Enem e Vestibular | Enem

30/06/2018 - Notícias

Sustentabilidade empresarial - Atualidades Enem e Vestibular

Saiba mais sobre Sustentabilidade Empresarial no nosso resumo de Atualidades Enem e Vestibular

curso-enem



A exploração dos recursos ambientais e sociais do planeta tem refletido na sociedade a adotarem práticas que promovam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o planeta. Nessa reflexão, a sociedade está tentando se adaptar ao conceito chamado de sustentabilidade. Com a expansão dessa ideia, as empresas estão se sentindo obrigadas a buscarem alternativas, desde a sua produção, até a prestação de serviço para não prejudicar o meio ambiente e que estejam de acordo com as responsabilidades éticas e sociais. Assim, surgiu a sustentabilidade social.

Mas, você sabe o que é sustentabilidade social?

É um conjunto de medidas adotadas pela empresa que visa o lucro, sem prejudicar o planeta. Ou seja, passam a se preocupar apenas com o ganho, mas se envolvem com fatores ambientais e sociais onde estão inseridos.

Para que uma empresa seja considerada sustentável, ela precisa adotar atitudes éticas e práticas na sua produção que não agrida ao meio ambiente, mas que colabore com o desenvolvimento da sociedade.

As práticas sustentáveis e sociais que uma empresa pode adotar são inúmeras, como por exemplo o não trabalho escravo e infantil, igualdade de oportunidade e salário justo, economia de água, reutilizar as sobras de matéria-prima, se preocupar com a reciclagem e orientar sobre o uso e o descarte do produto.

Além de ajudar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial ajuda a formar uma imagem positiva da empresa. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes e dão mais importância para o meio ambiente e cada vez mais procuram produtos e empresas sustentáveis.

As vantagens de adotar medidas sustentáveis é que a umagem da empresa vai melhorar, tanto para os seus consumidores, como na comunidade em geral; a empresa terá economia porque reduzirá os custos de produção; os funcionários e colaboradores estarão satisfeitos; além de aumentar as ações na bolsa de valores, atraindo mais investidores.

Mas, vale lembrar que a sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visam apenas o marketing. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados significativos para os seus consumidores, o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Pesquise uma empresa que você goste e veja se ela já adotou práticas sustentáveis. Caso ela não tenha, qual sua sugestão para que as empresas adotem tais medidas?

Notícias relacionadas

28/04/2018 - Notícias

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00