06/04/2016 - Notícias

Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Qual a diferença entre mestrado e doutorado?



Nesse texto vamos mostrar os principais aspectos de cada formação para que você possa no futuro saber escolher uma delas. Além das questões relacionadas a currículo, é essencial ter em mente os seus objetivos profissionais depois da graduação, e se eles seriam completos com uma das opções:

• Mestrado
É um curso mais aprofundado do que foi aprendido durante a graduação, ampliando o conhecimento em uma área mais especifica e de maior interesse do acadêmico. Destinados aos que desejam ser professores ou pesquisadores. O curso tem duração médio de dois anos. A carga horária não é grande, mas exige empenho fora da universidade para pesquisas de campo, eventos, leituras etc. Durante o mestrado, o aluno tem acompanhamento de um orientador ajuda-o a selecionar as disciplinas e acompanha-o na sua redação da dissertação de conclusão do curso com o objetivo de garantir o aprofundamento do tema escolhido.

O acadêmico poderá fazer o Mestrado depois de ser avaliado em análise de seu currículo, provas de conhecimentos gerais, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista e apresentação de projeto de pesquisa, e preferencialmente um programa de iniciação cientifica feito durante a graduação.

A conclusão do curso exige uma quantidade mínima de presença nas aulas obrigatórias e optativas, uma dissertação referente aos resultados de pesquisa realizados durante o curso. O trabalho é submetido a uma banca examinadora e ao final, o aluno recebe o seu diploma de mestre

• Doutorado
Já o Doutorado aprofunda ainda mais que o mestrado e também é voltado para quem quer ser professor ou pesquisador. A duração média do curso é de 4/5 anos, mas assim como o mestrado, a carga horária não é grande e exige empenho em atividades fora das salas de aula.

É possível fazer doutorado depois da graduação sem precisar passar pelo mestrado, se a instituição de ensino considerar relevante a proposta de ensino apresentada pelo acadêmico, portanto, a maioria exige o título de mestre. Para o ingresso, o acadêmico terá o currículo analisado, aprovação do projeto de pesquisa e entrevista com candidato. Pode haver uma prova de conhecimentos específicos e gerais e é necessário também o domínio de alguma língua estrangeira.

Os conteúdos obrigatórios são poucos, mas a parte puxada está no empenho dos acadêmicos a projeto de pesquisa e elaboração da tese. Essa tese é analisada por uma banca examinadora e deve conter um ponto de vista inédito, que contribua para o avanço do conhecimento. Ao final, se aprovado, o aluno recebe título de doutor.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00