Onde posso usar a nota do Enem? | Enem

28/11/2017 - Notícias

Onde posso usar a nota do Enem?



Há algumas opções para o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 para o ingresso no ensino superior ou cursos técnicos. Confira quais processos aceitam a nota do Enem:

1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu): A maioria das universidades federais aderiu ao Sisu como forma de seleção de seus alunos. As inscrições são abertas no inicio do ano e outra no meio do ano e com a nota do Enem é possível se candidatar para qualquer instituição do país.

2. Sisutec: Possui o mesmo formato do Sisu, porém é destinado aos cursos técnicos das instituições federais, estaduais e municipais.

3. Programa Universidade para Todos (ProUni): Oportunidade de bolsas de estudos nas universidades particulares. Como o Sisu, as inscrições são abertas duas vezes no ano, são feitas online e gratuitamente. A instituição deve disponibilizar em seu portal um espaço para os interessados no programa.

4. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): Um empréstimo feito pelo governo para pagar a mensalidade de uma universidade particular. Você pagará uma porcentagem pequena do valor total da mensalidade ou pode receber bolsa de 100% e, após se formar, você paga esse empréstimo com juros mais baixos.

5. Faculdades em Portugal: Sim, você pode usar sua nota do Enem para ingressar em uma das 26 universidades conveniadas de Portugal. Mas sua estadia e mensalidade são por sua conta. Saiba mais sobre o assunto e quais universidades são conveniadas aqui

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00