21/09/2017 - Notícias

O que é uma prova dissertativa?



Diferente da prova de múltipla escolha, que você assinala a alternativa com "x", a prova dissertativa é quando você precisa discorrer, escrever a sua resposta com suas próprias palavras. Não há especificação de quantas linhas o candidato tem que usar para desenvolver sua resposta, mas isso vai depender de cada avaliação. A pergunta pode ter apenas uma linha, exigindo uma resposta sucinta e objetiva, como também uma página inteira para explanar tudo o que sabe sobre a questão apresentada.

Uma dica legal é não ultrapassar o número de linhas que a banca determinou. Um erro comum que faz o candidato perder pontos são os erros de ortografia e gramática. Confira algumas dicas para acertar na prova:

⦁ Fique atento a norma culta da língua portuguesa. Não é necessário usar palavras difícies, mas escrever de forma simples e objetiva respeitando as regras gramaticais.

⦁ Não use abreviações, como '"pq", "vc", "msm", "ctz"

⦁ Clareza. Responda de uma maneira em que a banca não precise ler duas vezes para compreender sua explicação.

⦁ Justifique sua resposta com argumentação clara, coesa e completa. Nas respostas de conteúdos de exatas, como matemática, física e quimica é necessário que os cálculos estejam discorridos na prova, mostrando como você chegou a tal resultado. Sim! Parece óbvio, mas alguns colocam só o resultado, portanto, a dica é válida.

⦁ Responda com ordem de resposta + justificativa. Você pode dar a respota de forma objetiva e depois explicar sua resposta.

⦁ Releia suas respostas antes de entregar a prova. Assim você pode corrigir erros que passaram despercebidos ou arrumar uma frase que ficou incoerente.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00