02/10/2017 - Notícias

O que é TRI?



As correções das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são feitas pelo método da Teoria de Resposta ao Item, TRI. O objetivo da teoria é impedir que os candidatos chutem as respostas e avaliar o conhecimento de cada participante.

As perguntas do Exame são classificadas nos níveis fácil, médio e difícil. Por meio da TRI é possível saber, com baseado nos níveis de dificuldade da questão, se o aluno chutou ou não.  Por exemplo, se o candidato acertar as questões difíceis e errar as fáceis é provável que ele tenha chutado.

Mas como é feita as classificações do grau de dificuldade de cada questão? Em primeiro lugar, no momento da prova não dá para saber em qual nível a pergunta se encaixa, até porque a classificação só é feita depois das correções do cartão resposta. As questões que tem mais acertos são classifcadas como fáceis, as menos acertadas são as difícies e quando há acerto de mais ou menos 50% são classificadas como nível médio.

• Durante a prova não tente adivinhar em qual nível a questão está. Como dito acima, o grau de dificuldade será feito de acordo com a porcentagem de acertos e erros que cada pergunta teve.

• Não deixe a resposta em branco! É melhor receber uma nota menor por terem identificado que chutou do que perder a questão.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00