11/07/2016 - Notícias

Limites do Humor - Atualidades Enem e Vestibular



Saiba mais sobre a Limites do Humor no nosso resumo de Atualidades Enem e Vestibular



 
Atualidades é uma das matérias que caem tanto no Enem como em outros vestibulares. Vamos ajudá-lo a estar por dentro dos assuntos, com temas que possam cair em sua prova.
 


#ATUALIDADES: Limites do Humor


Para início de conversa, quem conta piadas que ultrapassam os limites, são chamados de politicamente incorretos. Que nada mais é, do que aquele velho humor que sempre ridicularizou as minorias. Mas, a intolerância como resposta para essas formas de humor, já estão sendo vistas atualmente.

A censura nesses casos não pode ser confundida com a proibição de usar meios de concessão pública, para fazer apologia à discriminação étnica, homofobia, xenofobia, preconceitos e intolerâncias no geral.

Porque o humor mais fácil de se fazer é aquele que dialoga com os estereótipos e que ataca as minorias. O que se torna uma forma de entetenimento, onde os preconceitos são partilhados e solidificados na sociedade. Mas, essa mesma capacidade que o humor tem de perpetuar certos preconceitos, também é capaz de quebrar ou ridicularizar aquilo que foi naturalizado com o tempo, na cultura de uma determinada sociedade.

Mesmo que essas manifestações do humor politicamente incorreto tenham gerado repúdio na sociedade, elas provocam debate sobre a liberdade de expressão. Para alguns, ela não deve ser irrestrita, pois se tiver limites, não é uma liberade de fato. Já outros, consideram que alguns temas, como por exemplo a religião, devem ser preservados, pois o direito de se expressar livremente, não inclui a possibilidade de ofender.

Mas, alguns defendem que a liberdade tem que ser responsável e se submeter a uma ética, já que o "fazer" humor, influencia na forma de pensar de uma sociedade. Pois sendo um conteúdo disfarçado, sempre carrega um fundo de verdade. Atrás de todo discurso, possui uma ideologia, não existe imparcialidade, por mais leviano que pareça, traduz sempre: valores, visão de mundo e um posicionamento daquele que está falando.

E se as pessoas estão rindo, quer dizer que elas também concordam com aquilo. Porque o humor nada mais é do que uma expressão segura de conflitos reprimidos, onde o prazer está no relaxamento da tensão, por estar presente em uma piada. A abordagem expressa temas inconscientemente importantes, mas que são conscientemente inaceitáveis.

O humor é capaz de gerar mudança na conduta e na forma de ver o mundo, basta com que o consenso seja muito mais do que o simples ato de rir.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00