14/03/2017 - Notícias

Fim do diploma do ensino médio no Enem 2017







Com o fim do uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para certificado de conclusão do ensino médio vai diminuir considerávelmente o número total de inscritos. No ano passado, 8,6 milhões de pessoas se inscreveram, deste total, 1.076.092 prestaram para conseguir diploma do ensino médio e dos inscritos, apenas 7,7% conseguiram. Considerando a média dos últimos três anos, cerca de 994 mil pessoas se inscreveram por edição para conseguir a formação.

A partir deste ano, os alunos podem conseguir o diploma por meio do Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos), mas ainda não possui previsão de data para que o exame seja realizado. De acordo com o Inep, a prova iria ser aplicada no ano passado, mas não ocorreu devido à nova gestão que assumiu a pasta e não encontrou previsão para realizar a prova.

Antes da mudança, os jovens de pelo menos 18 anos conseguiam diploma se tirassem pelo menos 450 pontos nas quatro provas objetivas e 500 pontos na redação do Enem. Mas, o MEC permitia que o candidato usasse notas de edições passadas para que na edição seguinte o estudante precisasse acertar apenas a outra metade para conseguir tirar o certificado de conclusão do ensino médio.

Desde 2009 o enem é usado como alternativa para aqueles que ainda não tinham terminado o ensino médio, na idade certa, para ingressar no ensino superior ou para prestar concursos públicos e seleções de emprego que exigiam formação de nível médio. Desde 2009 até o ano passado, essa finalidade do enem cresceu cerca de 80,8% em comparação ao número total de inscritos que cresceu 64,6%.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00