14/10/2015 - Notícias

#Enem2015 - “Enem premiará o esforço da pessoa” diz o presidente do Inep


Na última sexta-feira, 09 de outubro, Francisco Soares, presidente do Inep diz que “Enem premiará o esforço da pessoa” e que não haverá improviso nas provas.

O Enem é uma ótima oportunidade para os alunos, mas é preciso dedicação por parte dos mesmos. Para Soares “a ansiedade é inútil porque você tem que se preparar e o trabalho é uma corrida de um ano, de dois anos [...] e improviso, no caso do Enem, não vai funcionar". “Quem não conseguir neste ano, vai conseguir no próximo, pois são muitas vagas, em muitas universidades e em vários programas”, acrescenta.

Segurança no Enem 2015
Segundo Soares, melhorou muito nos últimos anos. “É muito importante que o exame seja isonômico, ou seja, que quem de fato conquiste uma vaga na universidade pública ou privada esteja lá por mérito e não por um processo escuso.”
Para este ano de 2015, o Enem terá duas novas medidas para aumentar a segurança e evitar as polêmicas de vazamento de informações. “Para este ano, as provas só poderão ser abertas quando os alunos estiverem todos dentro da sala, sentados em seus lugares”, conta Soares. Além disso, haverá a presença de um representante oficial do Inep, responsável por checar a abertura dos malotes das provas e garantir que não aja nenhuma irregularidade.

Diversidade e avanços no Enem
Francisco Soares citou também o aumento da diversidade e participação de minorias. “Quando você dá a chance de todo mundo participar, isso é muito bom”, comemora.
Entre as conquistas desta educação do exame está a permissão do uso do nome social por travestis e transgêneros. “Agora, essas pessoas estão completamente acolhidas e isso nos deu muita satisfação. É um número pequeno, mas são pessoas, e pessoas a gente não conta, a gente atende”, diz Soares.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00