14/06/2017 - Notícias

Enem e Vestibulares: Temas importantes de geografia

Saiba o que estudar em geografia para se dar bem nas questões do Enem e Vestibulares
 

banner enem


Estudar e conhecer as transformações no espaço geográfico ao longo do tempo e explicar as dinâmicas do ser humano neste espaço é importante para se dar bem nas questões do Enem e Vestibulares na disciplina de geografia. Além de estudar sobre os tipos de relevo, solo e clima e os recursos hídricos, foque nos estudos sobre a terceira revolução industrial, globalização, potências emergentes, migrações internacionais, fontes de energia e problemas ambientais.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para você estudar melhor cada tópico:

A terceira revolução industrial, também conhecida como revolução tecnocientífica, seu deu no desenvolvimento da tecnologia originada no período da Guerra Fria. O sistema de produção em massa foi disseminado, principalmente, pela indústria automobilística. O processo de produção japonesa, o Toyotismo, ganhou cada vez mais espaço na globalização.

A globalização é o processo de relações econômicas e sociais dos países capitalistas, que teve início no final da segunda gerra mundial, onde as potências devastadas pela guerra perceberam que era de extrema importância a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais de aproximarem as nações uma das outras.

A necessidade de expandir o mercado em outros países marcou o crescimento da ideologia do liberalismo econômico, e atualmente, os países que mais se beneficiam com este mercado são os países emergentes.

As potências emergentes como por exemplo a Brics, grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, fortalecem o setor indusrial e tecnológico em cada país e ajuda tanto na área econômica, como na política.

As novas movimentações políticas, econômicas e culturais provenientes da globalização provocam os movimentos migratórios. As causas são muitas, desde perseguições políticas e religiosas, guerras, crises econômicas ou melhoria na qualidade de vida incentivam os deslocamentos de uma população.

A fonte de energia mais usada no planeta é o petróleo e cada vez mais os países estão na busca por novas alternativas energéticas para diminuir os problemas ambientais causados pela exploração do petróleo.

Os problemas ambientais são consequências da intervenção humana nos ecossistemas e que comprometem a qualidade de vida dos indiívudos, como por exemplo a chuva ácida, desmatamento, efeito estufa, aquecimento global e buraco na camada de ozônio.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00