22/08/2017 - Notícias

Saiba a diferença entre Chefe de Governo e Chefe de Estado - Atualidades Enem e Vestibulares




As figuras importantes de uma nação, cultura e povo possuem nomes específicos, como presidente, primeiro-ministro, rainha etc. Esses cargos são representados por pessoas que são responsáveis pelo funcionamento e desenvolvimento de um país. Alguns termos como Chefe de Estado e Chefe de Governo são frequentemente falados na mídia. Mas qual a diferença dessas funções?

O uso dos dois termos varia de acordo com cada país, por estar diretamente ligado a história, desenvolvimento das instituições nacionais, ao pensamento político e a cultura. Em alguns países as funções de cada termo são atribuídas a um único cargo. No geral, Chefe de Estado e Chefe de Governo se diferem pelos poderes, funções e responsabilidades dados pela constituição do Estado e pela história.

O Chefe de Estado representa o país de forma cerimonial em festa, eventos para autoridades ou participa de programas humanitários. Já o Chefe de Governo é responsável pela administração do país, como as questões econômicas à política de segurança externa.

No caso do Brasil, as duas funções são representadas por uma única pessoa, o presidente da República.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00