30/07/2015 - Notícias

Dicas para uma boa redação no ENEM

Dicas para sua redação no ENEM




• A redação deve ter no mínimo 7 linhas e não deve ultrapassar 30 linhas.

Clareza e coerência são fundamentais na construção textual. Lembre-se de que a leitura deve ser "fácil" e fluida, garantindo o bom entendimento do seu texto. Evite a utilização de termos rebuscados e preocupe-se com os conectivos como: "portanto", "então", "além disso" e "desse modo", quando bem utilizados garantem a compreensão necessária.

• Para ajudar o estudante, o Exame oferece textos motivadores, mas NÃO é permitido copiar trechos desses textos. Caso isso aconteça, as linhas copiadas não contaram para a correção.

• Faça uso dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Apoie-se em argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando pleno conhecimento de mundo. O principal é focar na defesa do seu ponto de vista.

• A redação pode ser anulada se houver ideias que desrespeitam os direitos humanos ou que tenham partes que fogem totalmente do tema proposto.

• A redação é de caráter dissertativo-argumentativo, ou seja, desenvolver ou explicar um assunto. É uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais: Introdução, desenvolvimento, conclusão.

• Tenha segurança nos argumentos que for usar, se você não tem certeza sobre alguma data histórica, nome de filósofos, literaturas etc, não insira no seu texto.

• Treine os possíveis temas de redação. Esteja atento as notícias do cotidiano, através de jornal, tv, internet. Leia! Será essencial na hora de desenvolver sua redação. Faça suas redações e peça para alguém experiente avalia-las, assim você aperfeiçoara seus pontos fortes e melhorara seus pontos fracos. 


 

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00