15/08/2017 - Notícias

5 dicas para acertar na redação

Dicas para acertar na elaboração da Redação




A Redação é um dos fatores mais aguardados do Enem. Muitas vezes a nota do texto pode influenciar na desclassificação do candidato. É importante estar atento a algumas dicas para não cometer erros na elaboração da redação.

• Organizar as ideias
O hábito de escrever redações ajudará o aluno a organizar melhor suas ideias. É importante que cada ideia esteja ‘casada’ com a outra dando sentido ao texto. Além de escrever, ler redações de nota máxima ajudará a compreender a maneira correta de produzir um texto.

• Coerência e coesão
Quando conversamos tentamos ser o mais claro possível para que a outra pessoa possa entender o que queremos dizer. Na produção de uma redação não é diferente, é preciso clareza para o leitor captar suas ideias. A conexão entre os elementos textuais determinará a transição das frases e parágrafos.

• Não fuja do tema
É muito comum os candidatos fugirem do tema proposto, escolhendo outro argumento que tenha mais afinidade. Essa prática pode custar pontos importantes na avaliação. Se necessário, leia e releia o tema apresentado para não cair nessa armadilha.

• Estruturação dos parágrafos
Em cada parágrafo é preciso ter um início e fim de uma ideia. Não pode iniciar o argumento em um parágrafo e finalizar em outro. Assim como deixar um pensamento sem conclusão. Essa conduta pode deixar o texto mal estruturado.

• Estruturação das frases
O candidato deve estar atento a concordância nos tempos verbais, o uso do sujeito e predicado, a forma correta de usar os verbos no gerúndio. Erros nesses quesitos prejudicam a compreensão do texto.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00