06/03/2017 - Notícias

Desperdício de Alimentos - Atualidades Enem e Vestibular

Saiba mais sobre Desperdício de Alimentos no nosso resumo de Atualidades Enem e Vestibular




Você sabia que toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os dias? De um lado, um em cada três alimentos produzidos no planeta vai parar no lixo. De outro, uma em cada oito pessoas vai dormir com fome todos os dias. Isso mostra claramente que o mundo vive um paradoxo. O mundo vive um desequilíbrio.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais da metade do desperdício, cerca de 54%, acontece ainda nas etapas iniciais da produção. Isso porque o alimento percorre um longo caminho até chegar na mesa da sua casa. Primeiro, há o trabalho dos agricultores na roça, nas fazendas. Após, tem a etapa de manipulação e armazenamento. Em seguida, há ainda o processamento desses alimentos nas indústrias, pra só depois tudo ser encaminhado para as prateleiras dos supermercados, onde ficam disponíveis para a população consumir. Em cada passo desse processo pode haver desperdício – quando o agricultor colhe, quando os caminhões transitam com os alimentos nas rodovias do país, nas indústrias, nos supermercados e na minha e na sua casa. Para o desperdício diminuir é necessário responsabilidade e consciência por parte de cada pessoa envolvida nesse processo.

O fim do desperdício também mexeria diretamente no bolso dos consumidores. Além de ter acesso a produtos mais baratos, ao não jogar comida fora, as famílias brasileiras poupariam R$ 90 todos os meses. A estimativa do Instituto Akatu, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda aponta que cada família descarta, em média, 20% dos alimentos que compra.

Sem perdas de alimentos, os ganhos ambientais também seriam enormes: o mundo deixaria de emitir 3,3 gigatoneladas de CO2 para a atmosfera, diz a FAO. As consequências do fim do desperdício são positivas para o clima, a água, o uso da terra e a biodiversidade.

A boa notícia é que todos nós podemos contribuir para melhorar a situação do desperdício de alimentos no mundo. Para tanto, é fundamental que haja um consumo consciente, comprar e cozinhar somente aquilo que vamos realmente ingerir naquele dia. As sobras de alimentos, alimentos que ficam guardados na geladeira por dias e acabam estragando, tudo isso é desperdício. Precisamos fazer a nossa parte.

Para finalizar, estima-se que até 2050 seremos no mundo mais de 9 bilhões e meio de pessoas. E para alimentar toda essa gente, precisamos ter rigor na colheita, no processamento, na distribuição e no consumo de alimentos.

O dia 16/10 é o Dia Mundial da Alimentação, e atualmente as iniciativas governamentais tem sido no sentido de produzir alimentos suficientes para a nossa população, mas ao mesmo inovar e garantir meios de produção que agridam o menos possível o meio ambiente.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00