27/11/2015 - Notícias

Curso de Matemática

Curso de Matemática


O curso de graduação em Matemática se divide em Licenciatura e Bacharelado.  Em Licenciatura, desenvolvida nos futuros profissionais da rede do ensino de Matemática uma visão abrangente do papel social da escola e do educador. Este curso torna o aluno apto a ministrar a disciplina para alunos do ensino fundamental e médio.

Em Bacharelado, o aluno ter uma visão mais abrangente das aplicações da Matemática no mundo em que vivemos. O bacharel em Matemática no ir atuar efetivamente em sala de aula, a menos que complete a sua formação com a carga horária e os conhecimentos necessários para tal.

Para ministrar aulas em um curso de ensino superior, os alunos, tanto de Licenciatura quanto de Bacharelado, deverão realizar um Mestrado e um Doutorado na área desejada.

O Curso de Matemática, além das atividades obrigatórias, oferece ao aluno a oportunidade de participar, como bolsista, de projetos de Iniciação Científica, projetos específicos para Licenciatura e Monitoria de diversas disciplinas, complementando sua formação profissional.

Faculdades que possuem o Curso de Matemática
• Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
• Universidade Federal de Viçosa (UFV)
• Universidade Estadual de Gois (UEG)
• Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
• Universidade Federal do Acre (UFAC)
• Universidade Federal do Paraná (UFPR)
• Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
• Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
• Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
• Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
• Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
• Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
• Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
• Universidade Federal do ABC (UFABC)

Características para atuação
• Capacidade de expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e preciso;
• Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
• Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias;
• Capacidade de analisar e selecionar material didático e elaborar propostas alternativas.
• Capacidade de planejamento de cursos com criação e adaptação de métodos pedagógicos;
• Capacidade de relacionar vários campos da Matemática para elaborar modelos, resolver problemas e interpretar dados.
• Capacidade de trabalhar com conceitos abstratos na resolução de problemas;
• Capacidade de interpretação e representação gráfica e ter viso histórica e crítica da Matemática tanto no estado atual como nas várias fases de sua evoluo.

Atividades Desenvolvidas
O profissional de Matemática desenvolve novas metodologias para o Ensino de Matemática nos níveis fundamental, médio e superior; materiais didáticos, visando a interação da Matemática com as outras ciências, a realidade e o cotidiano do educando.

Na Matemática Pura, trabalha com conceitos matemáticos abstratos e atua em questões relativas ao avanço do conhecimento matemático.

Na Matemática Aplicada, desenvolve o conhecimento matemático para aplicá-lo na resolução de problemas e na realização de pesquisas em áreas das ciências físicas, biológicas e sociais.

Mercado de Trabalho
Nas instituições de ensino fundamental e médio, Universidades (formação de engenheiros, físicos, químicos, biólogos, economistas, administradores de empresas, atuários, farmacêuticos etc.), institutos de pesquisas científicas, empresas de processamento de dados, etc. Em função da expansão do mercado de software e de várias atividades, nos quais os conhecimentos e modelos matemáticos são aplicados, há uma tendência de crescimento da demanda no mercado de trabalho de profissionais com formação na área de Matemática.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00