15/12/2015 - Notícias

Curso de Engenharia de Controle e Automação

Curso de Engenharia de Controle e Automação


O Curso de Engenharia de Controle e Automação abrange o ramo da engenharia que realiza o desenvolvimento e execução de projetos de automação industrial. O profissional desta área deve ter uma boa base de matemática e física, além da necessidade de uma formação multidisciplinar, envolvendo mecânica, eletrônica, processos e informática.

O campo de atuação do Engenheiro de Controle e Automação está localizado nas indústrias de base, automotiva, metalomecânica e de autopeças. Poderá atuar na gestão fabril/empresarial, na organização de projeto e também na fabricação e manutenção em diversas atividades que estejam relacionadas com automação industrial e processos.

O objetivo é criar ferramentas que ajudem na execução de uma atividade, um exemplo é a invenção dos robôs que realizam a montagem dos carros em uma fábrica automotiva. Com a utilização dos robôs uma tarefa que precisaria de várias pessoas, maior tempo, se torna algo programável, rápido e de simples execução.

Tendo em vista o crescente desenvolvimento econômico, social e tecnológico, o profissional de Controle e Automação deve estar atento as mudanças nestas áreas, evitando que seu conhecimento fique atrasado e oportunidades sejam perdidas. Pois não é qualquer graduado neste curso que ganha destaque, para isto é indicado que o aluno aperfeiçoe suas habilidades de comunicação interpessoal, se possível que isto seja feito em mais de um idioma. Além de reforçar as suas capacidades de empreendedorismo, gestão de pessoas e inovação.

Para quem gosta de competição e está cursando ou pretende cursar Engenharia de Controle e Automação é uma grande oportunidade de diversão e aprendizado a participação na Guerra de Robôs. Na Universidade Federal de Itajubá é encontrada uma equipe que sempre participa destes torneios. Esta equipe cria robôs que irão lutar e seguindo diversas regras, quem conseguir parar o outro robô, ganha. A competição gera grande entusiasmo nos alunos, que sempre buscam inovar, projetam armas mirabolantes capazes de destruir com mais rapidez e eficiência o oponente.

As Universidades que oferecem o curso, geralmente possuem um avançado laboratório, local em que os alunos passam a maior parte do tempo. É um curso bastante dinâmico, porém é indispensável à aptidão para esta área.

De acordo com o Crea-SP, a faixa de salário inicial para 6 horas diárias de serviço é de R$3.060,00, mas este salário pode sofrer uma variação em curto tempo. Devido à crescente alta do mercado, com menos de três anos de atuação e um bom desempenho, o Engenheiro de Controle e Automação pode chegar a um salário entre 5 mil a 7 mil reais por mês

No entanto, antes de realizar a escolha de um curso e principalmente, o local em que irá estudar, é importante fazer uma pesquisa em sites, ir até as entidades educadoras, conversar com amigos e familiares, pois a satisfação na hora do aprendizado faz toda a diferença no resultado. Unindo o que gosta de fazer com um bom ensino, o sucesso na profissão estará garantido.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00