14/12/2015 - Notícias

Curso de Ciências Sociais

Curso de Ciências Sociais



Os Sociólogos estudam os fenômenos resultantes das relações sociais que se estabelecem entre indivíduos e/ou grupos.

Procuram entender a realidade social analisando os mecanismos de relacionamento humano (por exemplo, a amizade) e as formas de organização social (por exemplo, a família).

O Mercado de Trabalho
O mercado para o profissional formado neste curso vai desde as áreas comuns como ensino acadêmico e pesquisa até as áreas de pesquisas sociais pelo governo, setor de RH em empresas e partes que requerem o conhecimento de realidade social e política. É oferecido como emprego formal, mas muitas vezes também o profissional deste curso trabalha dando consultorias. Quem se forma em Ciências Sociais deve estar ciente que muitos empregadores exigem um curso de mestrado do profissional.

Atividades Desenvolvidas
Dado que a realidade social se apresenta como um vasto campo de ação para os sociólogos, estes acabam geralmente por trabalhar em um ramo particular da sociologia, nomeadamente: político e administrativo, do território, do ambiente, da educação, da família, do trabalho, das organizações, da comunicação, da cultura, do desenvolvimento, da saúde, das religiões, entre outros.

Dentro de cada domínio de especialização, os sociólogos podem desenvolver trabalho sobre temas tão diversos como o insucesso escolar, a integração social das minorias étnicas e culturais, os movimentos migratórios, o aparecimento de novos movimentos religiosos, os fenômenos ligados à pobreza e à exclusão social, o surgimento de novos modelos familiares, a imagem das instituições políticas junto da opinião pública e muitos outros.

Conhecimentos Necessários
Língua portuguesa;
História;
Geografia;
Língua inglesa;
Informática (conhecimetos específicos para a função)

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00