07/12/2015 - Notícias

Curso de Arqueologia

✎ Curso de Arqueologia



Os Arqueólogos ocupam-se da recolha e análise sistemática dos vestígios materiais das civilizações e culturas do passado, com o objetivo de conhecê-las melhor.

É através da atividade destes profissionais que se torna possível conhecer as épocas mais remotas da História da Humanidade, anteriores ao aparecimento da escrita (tempos pré e proto-históricos), bem como as épocas mais recentes.

Por outro lado, permite a reconstituição dos hábitos e costumes do quotidiano, de um modo geral não abordados nos documentos escritos.

Atividades Desenvolvidas
Na atividade destes profissionais podem-se distinguir três fases complementares: a detecção, a coleta e a análise dos vestígios arqueológicos.

Em um primeiro momento, os arqueólogos fazem o levantamento dos locais onde podem existir vestígios materiais de povos antigos.

Estes vestígios podem ser ruínas de habitações, templos, sepulturas, esculturas, pinturas, ferramentas, peças de cerâmica, moedas, armas ou outros objetos.
Em seguida, e sempre que possível e necessário, procedem às escavações para fazer a coleta dos objetos.

Quando se tratam de vestígios arqueológicos de grande dimensão que não possibilitam a sua remoção (tal como restos de edificações) estes profissionais procedem ao seu registro no próprio local, nomeadamente, através de fotografias e do desenho de plantas.

Após estas duas primeiras fases, que constituem aquilo que se designa por trabalho de campo, os arqueólogos procedem à análise laboratorial, fazendo a limpeza, tratamento e classificação dos objetos encontrados.
Efetuam, ainda, a seleção e preparação dos objetos a serem expostos em museus.

Conhecimentos Necessários
Devido à natureza da sua atividade, os arqueólogos necessitam possuir alguns conhecimentos de outras áreas científicas, para poder dialogar com os especialistas dessas áreas. Tais como: História, Geologia, Antropologia, Geografia, Informática, Matemática, Biologia, Desenho, Arte, Religião, Química e Física

A utilização de conhecimentos destas áreas nas pesquisas que efetuam pode variar conforme o período de tempo que estão estudando, o tipo de vestígio arqueológico ou, ainda, a civilização e a cultura em questão.

Os arqueólogos necessitam também de ter alguns conhecimentos de gestão, pois o seu trabalho inclui organização de pessoal e planejamento financeiro.

Faculdades que possuem o Curso de Arqueologia
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00