06/09/2017 - Notícias

Conheça a estrutura da prova do Enem




O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a entrada para universidades públicas de ensino, como também para aquisição de bolsas de estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa Universidade Para Todos (ProUni) para o ingresso nas instituições particulares. Com isso, o Enem tem se tornado mais popular entre os estudantes do Brasil a fora. Apesar da popularidade, nem todos sabem como funciona o exame e qual é sua estrutura.

• Local
O exame é realizado em mais de 1.700 cidades em todo o Brasil. Os horários comunicados nos editais equivalem ao de Brasília. Portanto, o candidato deve estar ligado ao fuso horário do estado que mora para não chegar atrasado no local da avaliação.

Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h (do horário de Brasília). Caso o participante atrase, infelizmente, o atraso não é tolerado e perde a oportunidade de realizar a prova. As provas são realizadas a partir das 13h30.  O intervalo entre o fechamento do portão e o início do exame é suficiente para os procedimentos de segurança que antecedem a elaboração da prova.

Dica: O Inep informa os locais de prova antecipadamente. Vá até ao local da sua avaliação e saiba qual melhor trajeto fazer no dia.

• Composição
O Enem possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação que são aplicadas em dois dias, no caso, em dois domingos. O exame é dividido em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 45 questões cada.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia a prova terá duração de 5h30 para serem respondidas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, os candidatos terão 4h30 para responderem às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O participante recebe o caderno de questões personalizadas com o nome, nos dois dias. São quatro modelos em cada dia, cada modelo possui as mesmas perguntas, mas organizadas de forma diferente. Nesse material há os textos e as questões a serem respondidas, os quais podem ser rascunhados. As respostas finais devem ser assinaladas no cartão-resposta com cante esferográfica de tinta preta e não podem ter rasuras. Caso haja rasuras no cartão-resposta a alternativa é anulada.

• Conteúdo
Os conteúdos explorados em cada área de conhecimento:
1. Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
2. Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia;
3. Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
4. Matemática e suas Tecnologias: Todos os campos da Matemática.

• Redação
De acordo com o edital, a proposta da redação e os textos de apoio serão entregues ao participante no caderno de provas do primeiro dia. Haverá, no caderno, um espaço para rascunho, mas é obrigatório que o estudante escreva o texto na folha de redação, a qual não possui identificação do aluno para uma correção imparcial.

- Dicas para uma boa redação -

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00