22/05/2017 - Notícias

Como tirar nota mil na redação do Enem?

Não sabe como tirar nota mil na redação do Enem e Vestibulares? Confira as nossas dicas para se sair bem!

 
O formato da redação na maioria dos vestibulares e principalmente no Enem é a dissertação-argumentativa em que o estudante constrói uma tese inicial, defende diferentes pontos de vista ao longo do texto e propõe uma solução no final do texto.

Para obter melhores resultados faça primeiro a redação. Leia atentamente a proposta da redação e os textos de apoio antes de produzir o seu texto. Em um rascunho elabore uma tese e separe as abordagens e argumentos que serão usados para defender a sua tese. Assim que finalizado o rascunho com todos os seus argumentos, revise o seu texto. 

Em uma dissertação-argumentativa precisa de introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução é preciso apresentar o recorte do tema que você vai abordar no decorrer do texto. Nesta etapa deve possuir a sua tese para direcionar a linha de raciocínio.

No desenvolvimento é preciso apresentar suas ideias e justificá-las de forma consistente. Reserve um parágrafo para cada argumento, afim de ter espaço para desenvolver todas as abordagens necessárias. Por fim, a conclusão deve possuir a solução do problema, a partir dos pontos que você levantou ao longo da redação.

Para melhorar o desenvolvimento da sua conclusão, retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam. Assim, você confirma sua tese e encerra o debate.

Lembre-se que seus argumentos devem ser usados para convencer quem está lendo e um texto com os parágrafos bem ligados, valoriza a argumentação, além de não deixar o examinador confuso ao ler seu texto.

Antes de passar o texto para o cartão de resposta, confira a gramática e veja se possui coerência entre as ideias. Altere o que for preciso e passe o texto a limpo respeitando o limite de linhas e muito menos rasure a prova.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00