08/11/2016 - Notícias

Como preencher corretamente o Cartão-Resposta




O processo mais importante do Enem e que demanda mais atenção é o preenchimento do cartão-resposta, ou gabarito. O participante deve especificar a cor e a frase em destaque do seu caderno de questões e no segundo dia do exame, deve transcrever também a redação na folha de redação, que será entregue ao aplicador do Enem, juntamente com o cartão-resposta.

Para marcar o gabarito, o candidato deve preencher toda a bolinha que corresponder à resposta certa e não marcar apenas com 'X', círculo ou traço. Vale lembrar que cada questão deve ter apenas uma letra pintada, caso contrário a resposta é anulada. E a folha de redação que conter emendas ou rasuras, não serão corrigidas.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante no final da educação básica, com o objetivo de contribuir na melhoria da qualidade do ensino. A partir de 2009, o exame passou a ser utilizado como processo de seleção para ingresso no ensino superior respeitando a autonomia das universidades, que podem contar com o Enem como fase única de seleção ou combinar com seus próprios processos seletivos.

O candidato que se inscrever pode ingressar nos programas de educação do governo voltada para o ensino superior como ProUni , Fies ou SiSu, além de também adquirir o certificado do ensino médio. Os candidatos que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio devem informar no ato da inscrição e ter idade igual ou superior a 18 anos.

O exame é elaborado pelo Ministério da Educação e é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. As avaliações são realizadas em dois dias, sendo a primeira composta pelas provas de: Ciências Humanas e suas Tecnologias, que englobam as máterias de história, geografia, filosofia e sociologia; e a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, compostas por questões de química, física e biologia.

No segundo dia a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias são compostas por questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. E a prova de Matemática e suas Tecnologias que contém questões de matemática sobre geometria e álgebra.

A redação é realizada no segundo dia do exame e testa o candidato no domínio da norma padrão da língua escrita; seleção, organização e interpretação de informações, fatos opiniões e argumentos para defender um ponto de vista; demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos para construção de argumentos, além de demonstrar capacidade de eleborar uma proposta de intervenção no tema abordado, não ferindo os direito humanos.

Cada ano que passa, o Enem fica mais exigente e a concorrência acirrada. Por isso prepara-se antecipadamente para o Enem a fim de ter um bom redimento na prova e garantir sua aprovação!

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00