09/11/2017 - Notícias

Como lembrar do conteúdo na hora da prova



É incrível como decoramos rapidamente a música mais brega do que dos conteúdos da prova, né?! Mesmo passando por várias horas de estudos e resolução de exercícios, na hora da prova parece que nunca vimos sobre as questões apresentadas. É até engraçado a forma como decoramos coisas que não queremos e esquecemos daquilo que precisamos. E no caso, os conteúdos estudados se enquadram na segunda alternativa.

Mas isso não é motivo de desespero ou desânimo. Algumas dicas podem te ajudar na memorização dos conteúdos.

• Vá com calma!
Estude com calma e em ambiente tranquilo para melhorar a concentração. Desesperar não vai adiantar nada e provavelmente você esquecerá o conteúdo. Ter uma boa noite de sono, se alimentar bem e fazer exercícios físicos ajudam a aliviar o estresse e a matéria será absorvida com mais facilidade.

• Reforçar conteúdo
Ler, revisar e anotar os conteúdos são aliados para a uma memória melhor. Leia todo o conteúdo com atenção, depois releia anotando as partes principais.  A cada uma hora de estudo faça uma revisão de 10 minutos. Faça marcações, desenhe esquemas para assimilar a matéria.

• Use os três tipos de memória
Memória visual, auditiva e sinestésica. Use a visual para criar imagens sobre o conteúdo por meio de desenhos, gráficos e vídeos. A auditiva pode ser explorada ao ouvir uma aula gravada ou lendo a matéria em voz alta. Já a sinestésica é você contar aquilo que aprendeu com gestos e movimentos.

O uso dessas três memórias ajuda a assosciar os conteúdos com imagens, sons e movimentos.

• Estimule sua memória
A memória precisa ser estimulada constantemente. Uma dica é estar em conexão com os conteúdos o máximo possível, mas não de vezes e sim, de qualidade. Para a memorização é necessário ler, entender e assimilar.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00