10/11/2017 - Notícias

Dicas sobre a escolha da profissão



Passado o Enem e os vestibulares 2017, chega o momento de escolher qual profissão seguir. Ainda no ensino médio é possível ter em mente a carreira que mais se identifica, mas essa não é a realidade de todos. Até mesmo quem já tem algo definido, pode acabar mudando de ideia. De acordo com o Ministério da Educação (Mec), no Brasil há cerca de 250 carreiras.

Conheça alguns tópicos a serem analisados para acertar na escolha da profissão.

1. Conheça seus talentos
O autoconhecimento é importante nessa etapa. Pense nas coisas que te agradam, identifique quais são suas crenças, princípios e seus talentos. Observe quais tarefas têm mais facilidade de executar e que normalmente são elogiadas por outras pessoas. Pontencialize seus pontos fortes e administre os pontos fracos. Perceba quais são suas motivações, quais disciplinas gosta mais na escola. Faça uma lista de coisas que gostaria de realizar no meio profissional e pesquise quais profissões se encaixam melhor.

2. Procure saber sobre os cursos
Depois de descobrir qual área tem mais facilidade, pesquise sobre as opções de cursos. Procure conhecer qual o campo de atuação do curso, quais disciplinas são oferecidades e como é o mercado de trabalho.

3. Mercado de trabalho
Ao ter em mente algumas opções de curso, pesquise como é o mercado de trabalho de cada área e quais empresas são referência. Saiba onde o mercado está mais aquecida para a profissão, isso ajudará a escolher a universidade mais adequada para estudar.

4. Fale com profissionais da área
Conheça e converse com pessoas que já atuam no mercado de trabalho. Busque saber como é, o que é cobrado, qual o diferencial, faixa salarial, quais empresas são boas para trabalhar etc.

5. Fale com a sua família
Converse com sua família sobre suas dúvidas e escute os conselhos. Compartilhe seus sonhos e suas vontades como profissional, escolha algo que goste para melhorar sua área de atuação no mercado.

6. Se preciso, troque de curso
A escolha do curso não é algo definitivo. Escolher uma carreira não é fácil e é normal descobrir durante a graduação que o curso não era o que queria, por isso, tente outra opção. É importante estar feliz e realizado para o futuro profissional.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00