09/10/2017 - Notícias

Reta Final: Como elaborar uma redação - Enem 2017



A redação será o único momento dissertativo do Enem 2017. Nela, o candidato deve saber argumentar, ter o conhecimento da língua portuguesa e atualidades. O exame é o principal meio de ingresso para as universidades. A prova do primeiro dia terá 45 questões e redação, já no segundo mais 45 perguntas com duração de mais de quatro hora para realizar, por isso é necessário ter uma boa concentração para essa avaliação extensa.

A redação é a mais aguardada pelos participantes e não é por menos, uma boa dissertativa soma muitos pontos para a nota final. Diferentes das redações de outras vestibulares, no Enem é necessário que o candidato dê uma solução no final do texto para o tema proposto.

O texto deve ser construido em três etapas: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas o que devo apresentar em cada uma delas?

• Introdução: Na introdução o candidato deverá expor o tema. O começo da redação deve conter a explicação da proposta e a opinião sobre ela, é importante que o candidato apresente uma boa introdução, pois terá que defender a opinião no decorrer do texto. Os critérios de correção da avaliação expõe a obrigatoriedade de não violar os direitos humanos, por isso é importante que o participante tenha cuidado com as palavras para não ter sua nota zerada.

• Desenvolvimento: Depois da introdução, chega o momento de desenvolver e colocar o conhecimento do assunto em prática.  No primeiro parágrafo do desenvolvimento, o participante justificará o que foi apresentado na introdução. No segundo é o momento de elaborar uma complementação do que foi dito anteriormente, apresentando uma nova ideia que não fuja do que foi proposto ou explanar uma nova concepção.

• Conclusão: Agora é necessário colocar a solução sobre o assunto desenvolvido ao longo do texto.

Dicas de Argumentação | Dicas de como estudar Atualidades | Dicas de Revisão de Conteúdos

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00