13/03/2017 - Notícias

Bullying e Cyber Bullying - Atualidades Enem e Vestibular

Saiba mais sobre a Bullying e Cyber Bullying no nosso resumo de Atualidades Enem e Vestibular





Bullying é um termo em inglês usado para descrever violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, feitos por um ou um grupo de pessoas contra outro, causando dor, angústia e sofrimento. A palavra Bully significa valentão, que caracteriza o indivíduo corajoso e impiedoso que abusa do poder para tiranizar, praticar crueldade, oprimir ou perseguir alguém.

Quem pratica o Bullying espera que todos façam suas vontades, que suar ordens sejam atentidas, para ter sensação de poder. O indivíduo tem dificuldade de se relacionar, sofre intimidações, vive sob pressão e possivelmente é humilhado por adultos e por isso se sente inseguro e quer ter o controle de todas as situações.

Quem é alvo do bully geralmente são diferentes dos padrões culturais, étnicou ou religiosos de derminada região. As pessoas que tem aparência física frágil, seja por ser muito baixo ou alto, ser obeso ou muito magro, use óculos, tenha deficiência física, seja tímido, introvertido, que tem muitas espinhas, tira notas altas ou é muito bonita, são alvos de Bullying.

Essa prática de maus-tratos de forma repetida e com certa frequência, não ocorrem apenas em um ambiente escolar por exemplo, elas acontecem também na internet, conhecido como Cyber Bullying. Esta versão eletrônica é praticada através de mensagens ameaçadoras, conteúdos difamatórios, insultos, ofensas, extorções e incitar o suicídio. E tudo isso pode alcançar milhões de pessoas e trazer mais agressores, em questões de segundos.

As vítimas de Cyber Bullying são mais difíceis de detectar por não possuem ferimentos físicos, roupas rasgadas, objetos ou dinheiro roubados. Mas é possível detectar quando aparenta estar nervoso, triste, amargurado, isolado da própria família, depois de ter usado computador, visto mensagens ou recebido telefonemas pelo celular.

O cyberbullying tem algumas características peculiares do que as de bullying tradicional, são elas:

- O anonimato: onde o agressor muitas vezes é anônimo, causa inibição por não ter coragem de realizar face a face. O próprio anonimato permite a intimidação de um indivíduo com os outros;

- A acessibilidade: o agressor pode atacar a vítima a qualquer hora;

- Medo de punição: muitas vezes as vítimas não denunciam por medo de represálias dos agressores e o medo de ter computador e telefone retirado pelos adultos;

- Espectadores: o agressor nem a vítima tem controle da proporção que as postagens ameaçadoras podem tomar, chegando a milhões de visualizações.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00