19/08/2016 - Notícias

Atualidades Enem e Vestibular – Maus-tratos em animais



Saiba mais sobre a Maus-tratos em animais no nosso resumo de Atualidades Enem e Vestibular



 
Atualidades é uma das matérias que caem tanto no Enem como em outros vestibulares. Vamos ajudá-lo a estar por dentro dos assuntos, com temas que possam cair em sua prova.
 


#ATUALIDADES: Maus-tratos em animais


Para quem ainda não sabe, maltratar um animal, sendo ele doméstico ou selvagem é crime! E está previsto em lei, aqui no Brasil.

Os maus tratos podem ser considerados como: abandono, envenenamento, manter animais presos em correntes, em lugares anti-higiênicos, mutilar, explorar animais em shows ou circo e expor ao pânico, estresse ou agressão física.

A lei criada em fevereiro de 1998 declara que “[...] Aquele que, em lugar publico ou privado, aplicar ou fizer aplicar maus tratos aos animais, incorrerá em multa e pena de prisao”. As autoridades competentes são responsáveis por cumprirem as legislações e punir os crimes cometidos contra os animais.

As denúncias podem ser feitas na vigilância sanitária, zoonozes ou secretaria de meio ambiente. As instituições como promotorias de Justiça do Meio Ambiente e o Ibama, também preservam os direitos dos animais selvagens.

O último caso de maus tratos em animal selvagem no país ocorreu no dia 20 de junho, durante o evento de passagem da tocha olímpica em Manaus. Onde a onça Juma foi acorrentada e exposta ao estresse e pânico. O animal ao escapar da coleira, e mesmo sob efeito de tranquilizantes, avançou no soldado que lhe atirou os dardos sedativos. Com o incidente, infelizmente, a onça foi abatida e o Exército Brasileiro foi autuado e multado em R$40 mil, como previsto em lei.

Notícias relacionadas

#EstudeParaOEnem
Aula grátis
Material em PDF + Videoaulas
Sua matrícula expira em:
icone relogio 00 00 00