História do Brasil Enem: Aprenda o que mais tem caído nos últimos anos sobre essa matéria


Cursinho para Historia do Brasil Enem


História do Brasil no Enem costuma ser estudado de forma errada, primeiro de tudo temos que parar de tentar decorar, devemos na verdade entender a história. Assim como em outras disciplinas, ele quer avaliar a sua capacidade de resolver problemas e articular os conceitos históricos.

Tendo isso em mente, é hora de entender que a prova não vai te cobrar a ordem de reis de qualquer época, com datas de batalhas, nome de drogas cultivadas no sertão, com a quantidade de presidentes que o Brasil teve na Republica Velha, e etc. Lembre-se sempre de levar o conteúdo estudado para problemas atuais.

Agora vamos a alguns temas importantes:

Trabalho escravo


Trabalho escravo é um assunto interessante e podemos facilmente relaciona-lo ao nosso dia a dia e assim estudar as implicações sociais. A Escravidão durou no Brasil até 1888, e ao forçar uma parte da população ao trabalho escravo e condições precárias de vida durante séculos, fez com que a oportunidade oferecido a negros e brancos fossem muito diferentes, situação que dura até hoje.

Por conta disso, esse é um assunto de muita importância e deve estar na ponta da lingua. Estude bastante a escravidão dos negros e suas consequências no Brasil do Hoje. Se você quiser se aprofundar, fizemos um vídeo sobre isso no nosso canal do youtube. Confira abaixo:



Era Vargas e Estado Novo


Getúlio Vargas tem tido uma atenção interessante nas últimas provas do Enem. Tem caído questões sobre o Estado Novo, voto feminino e também sobre o movimento de 1932, que foi liderado pelos paulistas oligarcas que tinham o objtivo de tirar Getúlio Vargas da presidência.

Indígenas


A questão indigena é um assunto muito delicado na realidade brasileira, e que portanto, deve-se dar muita atenção nos seus estudos, pois o assunto tem sido cobrado nas últimas edições.

As questões já cobradas trouxe a relação dos indigenas com os jesuítas e um paralelo entre as políticas do Marquês de Pombal e os índios no Brasil Colonia. Portanto fique ligado nesses temas.

Império e República Oligárquica


Esse é um assunto que tem caído várias questões nos últimos anos, e o ideal é desenvolver o lado crítico, pois a prova gosta de mostrar diversas visões sobre o assunto. A sua capacidade crítica deve estar afiada pois assuntos como ditadura-civil miliat, guerra do Paraguai e bandeirantes, por exemplo, costumam vir de maneira mais complexa, e não crua, como costumamos ver em algumas questões. Portanto esteja preparado.

Veja aqui o nosso assunto de História Geral.
#EstudeParaOEnem

Mega Promoção Enem 2017

6x de R$ 16,50

00 00 00