Filosofia e Sociologia Enem: Aprenda o que mais tem caído nos últimos anos sobre essas matérias


Cursinho para Filosofia Enem


O Enem tem dado um grande enfoque para Filosofia e Sociologia nas últimas provas, chegando até a relacionar o tema de redação à essas matérias. E é claro que elas são cobradas interdisciplinarmente e com foco no cotidiano. Fique atento às nossas dicas abaixo, pois a cada 3 questões de humanas, 1 era de Filosofia ou Sociologia.

Filosofia


Na Filosofia é exigido do aluno o conhecimento de períodos históricos, não como na História, mas sim o impacto filosófico do assunto para a humanidade e também suas consequências. Dê uma olhada nos seguintes pontos:

- Filosofia antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles (concepção de ética e política de cada um);
- Filosofia medieval: São Tomás de Aquino (relação da fé e da razão);
- Filosofia moderna: Maquiavel (concepções na política), Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau (estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para cada um deles) e Immanuel Kant;
- Filosofia contemporânea: Michel Foucault

Sociologia


Na parte de Sociologia é exigido do aluno um conhecimento amplo e também que ele tenha uma forma de relacionar os conteúdos mais aguçada. E para isso, deve-se estar bem informado, entender bem os temas atuais, ler e assistir jornais, por exemplo, é uma boa dica. Veja alguns pontos importantes:

- Movimentos sociais e socialização;
- Surgimento das instituições;
- Questão da cultura;
- Estratificação da sociedade;
- Papel social da educação/pobreza e desenvolvimento;
- Pensadores: Karl Marx e Jürgen Habermas.
#EstudeParaOEnem

Mega Promoção Enem 2017

6x de R$ 16,50

00 00 00