Vantagens e desvantagens de estudar em grupo

Vantagens e desvantagens de estudar em grupo

Confira algumas vantagens e desvantagens de estudar em grupo e avalie se juntar com outras pessoas é a melhor opção para você

exato-banner

Quer seja durante a graduação ou na preparação para o vestibular, há pessoas que gostam de estudar em grupo. Outras já preferem estudar sozinhos. A verdade é que tudo tem sua vantagem e desvantagem. Separamos alguns pós e contras sobre estudar em grupo para você descobrir em qual atividade será mais adequado.

  • Vantagens

Pontos de Vistas: O bom de estudar em grupo são as diferentes perspectivas que você irá adquirir sobre o conteúdo estudado. Em grupo, cada participante poderá contribuir para aperfeiçoar o aprendizado, tornando seu conhecimento mais rico e amplo. Além da elaboração de exercícios, por exemplo, as vezes você não sabe como resolver aquele problema de matemática, mas seu amigo sabe e pode te ensinar. Dessa forma, ambos serão beneficiados, você aprenderá o conteúdo e seu amigo fixará melhor na mente o que já tem aprendido.

Sem preguiça: Estudar em grupo pode te motivar a se manter firme nos estudos. Estar com pessoas que realmente querem estudar te ajudará a não procrastinar. Em grupo, um estará ajudando e motivando o outro.

Melhor preparação: Além de adquirir mais conhecimento, estudar em grupo o ajudará a respeitar opiniões, ouvir o outro, desenvolver habilidades para lidar com as pessoas. Tudo isso irá somar em seu futuro profissional e atuação dentro de uma empresa.

  • Desvantagens

Encontro improdutivo: O grupo de estudo tem que estar focado, caso contrário, qualquer coisa será motivo de distração de todos, como conversas aleatórias ao conteúdo. Assim como estudar sozinho, estudar em grupo precisa de disciplina.

Ritmos diferentes: É necessário criar um ritmo onde todos os participantes possam acompanhar e aprender o conteúdo. Estudar em grupo é uma forma de ajudar um ao outro. Haverá alguns que terão mais dificuldade com certo conteúdo, então é preciso ensiná-lo para não o deixar para trás e desmotiva-lo. Parceria é uma boa palavra ao optar por estudar com outras pessoas.

Dependência: Não pode acomodar! Quando se estuda ou resolve exercícios em grupo, o participante pode acabar se acostumando em fazer tudo junto. Além do estudo em grupo, é necessário estudar em casa sozinho, colocando em prática aquilo que viram juntos, assim se houver alguma dúvida, o assunto pode ser revisado e discutido na próxima reunião.