Como driblar o sono na hora do estudo?

Como driblar o sono na hora do estudo

Está com sono, mas precisa manter os estudos em dia? Confira nossas dicas de como driblar o sono!

O ser humano precisa, em média, de sete a oito horas de sono para se manter disposto e saudável o suficiente ao longo do dia. Mas, a maioria dos vestibulandos acaba utilizando a noite para estudar, o que não é recomendado, porque é preciso manter o sono em dia para repor as energias e começar tudo de novo no outro dia.

O sono não é apenas importante para o funcionamento do corpo, ele também influencia nos estudos. Uma noite mal dormida aumenta a desconcentração e diminui na memorização na hora de fixar os conteúdos.

Veja algumas técnicas que podem te ajudar a se concentrar em caso de sonolência:

– Pratique exercícios enquanto você estiver estudando
Faça uma pausa de 50 em 50 minutos para se alongar por cerca de cinco minutos, porque a  circulação do sangue estimula e desperta o corpo. Ou assista algum vídeo engraçado na internet, porque sorrir vai relaxar o cérebro que libera endorfina para o corpo.

– Não ingerir bebidas energéticas
Evite tomar café, refrigerante de cola ou energético, porque vai prejudicar seu sono e tomar grandes quantidades dessas bebidas podem causar dependência, além de favorecer doenças como por exemplo a gastrite. De noite é aconselhável tomar água gelada, porque te desperta no momento, não te atrapalha na hora de dormir e mantém o seu corpo hidratado.

– Evite comer carboidratos
Não faça refeições muito pesadas de noite, prefira alimentos ricos em proteínas e de baixo teor glicêmico.

– Tire um cochilo
Se o sono estiver demais tire um cochilo por cerca de 20 minutos. Esse tempo é suficiente para relaxar o corpo, mas não chega a ser bastante para ter um sono profundo.

Mesmo com essas dicas, o aconselhável é organizar melhor os seus horários para ter tempo suficiente para dormir e não deixar de lado nenhum dos afazeres do dia. ATENÇÃO: Evite os remédios para se manter acordado, pois são prejudiciais ao seu corpo e sua saúde.