Sisu 2018: MEC libera consulta das vagas disponíveis da primeira edição

[ATUALIZADA 13/12/2017] Ontem, 12 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) liberou o acesso à consulta de vagas disponibilizadas para primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Os candidatos podem consultar pelo site – http://sisu.mec.gov.br/cursos – É possível pesquisar por curso, universidade ou município.

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 vão do dia 29 de janeiro a 01 de fevereiro. O candidato deve se inscrever pelo site – http://sisu.mec.gov.br/ – Não há taxa de participação.

• Confira o edital Sisu 2018

Os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 para disputar uma das vagas em uma universidade pública. Há no total 130 instituições no Brasil, sendo 30 estudais e 100 federais. A oferta será de 239.601 vagas.

Para concorrer, o candidato não pode ter zerado a redação do Enem 2017. No momento da inscrição o participante poderá escolher duas vagas, indicando a ordem de preferência e o turno e também, deverá definir qual modalidade disputará a vaga, ampla concorrência ou ações afirmativas (com critérios sociais ou raciais).

Os resultados serão divulgados no dia 02 de fevereiro. Os aprovados devem fazer a matrícula nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2018 na instituição aprovada.

Os candidatos não aprovados, poderão participar a lista de espera do dia 02 de fevereiro a 16 de fevereiro. Neste caso, só poderá marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição no Sisu 2018.

O que é o Sisu?

É um sistema informatizado, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), onde as instituições públicas de ensino superior ofertam vagas aos candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona?

O processo seletivo possui apenas uma etapa de inscrição.

Ao realizar a inscrição, candidato de escolher, por ordem de preferência, duas opões de vagas pelas instituições participantes do Sistema. O participante deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou vagas reservadas pela Lei de Cotas – ou às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o prazo de inscrição o candidato pode mudar suas opções, mas será considerada a última inscrição confirmada.

No final, o Sisu seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados de cada curso. Será considerado aprovado, o candidato que estiver dentro do número de vagas oferecidas. Se o participante for classificado nas duas opções, apenas a primeira será considerada. Por isso, a importância de escolher as opções conforme a preferência.