Sisu 2018: Lista de aprovados é divulgada

A lista de aprovados da chamada regular do segundo semestre é divulgada pelo Sisu. Serão ofertadas 57.271 vagas em 68 instituições

[ATUALIZADA 19/06/2018] Foi divulgado o resultado da chamada regular do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista de aprovados pode ser consultada no site – http://sisu.mec.gov.br/.

No total, 68 instituições aderiram ao Sisu, sendo 30 universidades federais, 27 institutos federais, dois centros de educação tecnológica federais, sete universidades estaduais e um centro universitário público estadual.

Próximas etapas do Sisu/2:

  • Matrícula dos aprovados: 22 a 28 de junho
  • Inscrição na lista de espera: 22 a 27 de junho
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 03 de julho a 21 de agosto

[ATUALIZADA 12/06/2018] Nesta terça-feira, 12 de junho, foi aberta a edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ofertadas 57.271 vagas para os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enm) 2017 e não tiveram nota zero na redação.

Calendário do Sisu do segundo semestre:

• Início das inscrições: 12 de junho pelo site – http://sisu.mec.gov.br/

• Fim das inscrições: 15 de junho

• Chamada regular: 18 de junho

• Matrícula dos aprovados: 22 a 28 de junho

• Inscrição na lista de espera: 22 a 27 de junho

[ATUALIZADA 06/06/2018] Na próxima terça-feira, 12 de junho, começam as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2018. As vagas ofertadas já podem ser consultadas no site – http://sisu.mec.gov.br/ – Para participar da seleção do segundo semestre, o candidato deve ter feito o Enem de 2017 e alcançado nota acima de zero na redação. As inscrições vão até o dia 15 de junho.

De acordo com o Ministério da Educação (Mec), serão disponibilizadas 57.271 vagas em 68 instituições de ensino, sendo oito instituições públicas estaduais – um centro universitário e sete universidades –, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.

• Confira o cronograma completo

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de junho; as matrículas devem ser feitas entre os dias 22 e 28 de junho. Já para a lista de espera, o prazo é de 22 a 27 de junho.

[ATUALIZADA 07/02/2018] Os candidatos aprovados na 1º chamada do Sisu têm até hoje, 07 de fevereiro, para efetivarem a matrícula e garantir a vaga conquistada. Eles devem verificar junto à instituição superior escolhida e verificar o local, horário e os documentos necessários para matrícula.

A lista da 1ª chamada está disponível no site – http://sisu.mec.gov.br/ – ou nas páginas das universidades.

Nesta quarta-feira, acaba também o prazo para os candidatos não aprovados na 1º chamada se candidatarem na lista de espera para continuarem concorrendo às vagas.

A partir do dia 09 de fevereiro, as universidades divulgarão os resultados – e não pelo site do Sisu. Cada candidato deve acompanhar a página da instituição que deseja estudar.

[ATUALIZADA 30/01/2018] O candidato convocado na primeira chamada do Sisu tem até o dia 07 de fevereiro para efetivar a matrícula na universidade em que foi aprovado. Aquele que não concluir essa etapa perderá a vaga.

O aprovado deve consultar na instituição quais são os documentos necessários para a matrícula e qual local e horário deve ir.

Calendário – Matrículas dos aprovados na 1º chamada Sisu

  • 30 de janeiro a 07 de fevereiro

[ATUALIZADA 29/01/2018] Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, foi divulgado o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a consulta pode ser feita pelo site – http://sisu.mec.gov.br/ – A primeira chamada pode ser vista também nas páginas das universidades que participam do programa Sisu.

Os aprovados, devem verificar na instituição que escolheu, qual local, horário e os documentos necessários para a matrícula. O candidato tem do dia 30 de janeiro ao dia 07 de fevereiro para efetuar a matrícula.

Listas de espera

Podem tentar participar da lista de espera:

  • Quem não foi selecionado em nenhuma das opções escolhidos de curso na primeira chamada,
  • E aqueles que foram selecionados na segunda opção.

Os interessados em participar da lista de espera têm até o dia 07 de fevereiro para entrar no boletim de notas e escolher a opção “confirmação de interesse em participar da lista de espera”.

Nessa etapa, os resultados serão divulgados pelas próprias universidade a partir do dia 09 de fevereiro e não mais pelo site do Sisu. O candidato deve acompanhar as convocações que serão feitas pela universidade escolhida.

[ATUALIZADA 26/01/2018] Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, termina o prazo de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos têm até as 23h59 de hoje para se matricularem no curso desejado. O Ministério da Educação informou que o prazo não será prorrogado.

As inscrições devem ser feitas no site – http://sisu.mec.gov.br/

[ATUALIZADA 22/01/2018] O Ministério da Educação (MEC) antecipou as inscrições para o primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. A nova data de inscrição começa amanhã, 23 de janeiro e vai até o dia 26 de janeiro.

Os participantes devem acessar o site – http://sisu.mec.gov.br/ – para realizar sua inscrição. Não terá taxas para pagar.

• Confira o edital Sisu 2018

Para concorrer uma das vagas em alguma universidade pública que tenha aderido ao Sisu, o candidato pode usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. No total serão 130 instituições no Brasil, sendo 30 estaduais e 100 federais, que ofertarão 239.601 vagas.

Para participar é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Assim como nas edições passadas, cada candidato pode se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno. Também é preciso definir qual modalidade o participante se encaixa – ampla concorrência ou alguma com critérios raciais ou sociais.

Feita a inscrição no dia 23 de janeiro, o candidato pode alterar suas opções até s 23h59 do dia 26. A cada dia o sistema mostrará uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que se inscrevem naquele curso.

– Lista de espera –

Do dia 30 de janeiro ao dia 07 de fevereiro, caso o aluno não seja selecionado na primeira chamada, o mesmo poderá manifestar interesse para concorrer as próximas chamadas por meio da lista de espera. Nesta etapa só é permitido marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição.

Os candidatos devem ficar atentos ao calendário da universidade escolhida, pois elas que farão as convocações.

– Calendário do Sisu 2018 –

  • Inscrições: de 23 de janeiro até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018
  • 1ª chamada: 29 de janeiro
  • Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
  • Lista de espera: 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro
  • Convocações nas demais chamadas: a partir de 9 de fevereiro

Sisu do 2º semestre –

No fim do mês de maio haverá a segunda edição do Sisu 2018, onde as notas do Enem também poderão ser usadas.

[ATUALIZADA 13/12/2017] Ontem, 12 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) liberou o acesso à consulta de vagas disponibilizadas para primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Os candidatos podem consultar pelo site – http://sisu.mec.gov.br/cursos – É possível pesquisar por curso, universidade ou município.

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 vão do dia 29 de janeiro a 01 de fevereiro. O candidato deve se inscrever pelo site – http://sisu.mec.gov.br/ – Não há taxa de participação.

• Confira o edital Sisu 2018

Os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 para disputar uma das vagas em uma universidade pública. Há no total 130 instituições no Brasil, sendo 30 estudais e 100 federais. A oferta será de 239.601 vagas.

Para concorrer, o candidato não pode ter zerado a redação do Enem 2017. No momento da inscrição o participante poderá escolher duas vagas, indicando a ordem de preferência e o turno e também, deverá definir qual modalidade disputará a vaga, ampla concorrência ou ações afirmativas (com critérios sociais ou raciais).

Os resultados serão divulgados no dia 02 de fevereiro. Os aprovados devem fazer a matrícula nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2018 na instituição aprovada.

Os candidatos não aprovados, poderão participar a lista de espera do dia 02 de fevereiro a 16 de fevereiro. Neste caso, só poderá marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição no Sisu 2018.

O que é o Sisu?

É um sistema informatizado, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), onde as instituições públicas de ensino superior ofertam vagas aos candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona?

O processo seletivo possui apenas uma etapa de inscrição.

Ao realizar a inscrição, candidato de escolher, por ordem de preferência, duas opões de vagas pelas instituições participantes do Sistema. O participante deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou vagas reservadas pela Lei de Cotas – ou às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o prazo de inscrição o candidato pode mudar suas opções, mas será considerada a última inscrição confirmada.

No final, o Sisu seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados de cada curso. Será considerado aprovado, o candidato que estiver dentro do número de vagas oferecidas. Se o participante for classificado nas duas opções, apenas a primeira será considerada. Por isso, a importância de escolher as opções conforme a preferência.